Topo

Ex-assessor de Cameron será detido devido a grampos, diz "The Guardian"

07/07/2011 18h22

Londres, 7 jul (EFE).- Andy Coulson, ex-chefe de imprensa do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e diretor do "News of the World" na época em que começou o escândalo das escutas telefônicas a personalidades por parte do tabloide, será detido amanhã sob suspeita de envolvimento com essas atividades, informou nesta quinta-feira o jornal "The Guardian".

Em seu site, a publicação também antecipa que nos próximos dias a polícia deterá outro experiente jornalista, cuja identidade diz conhecer, embora não a revele para evitar prejudicar as investigações.

Coulson, que em janeiro renunciou ao cargo de diretor de comunicações do premiê do Reino Unido, foi contatado hoje pelos agentes para que vá amanhã a uma delegacia do centro de Londres, segundo o "Guardian". Os agentes acreditam que ele estava a par do caso das escutas nos anos em que dirigiu o "News of the World", ou envolvido diretamente.

O "Guardian" acrescentou que Coulson será interrogado pelos agentes encarregados da Operação Weeting, um processo que pode durar várias horas e após o qual ele será provavelmente posto em liberdade sob fiança. Neste cenário, o ex-diretor do "News of the World" teria ainda que comparecer novamente perante um tribunal em uma data posterior junto com três ex-colegas que já foram detidos: Ian Edmondson, Neville Thurlbeck e James Weatherup.

A indignação ocasionada pelo escândalo das escutas telefônicas ilegais, que explodiu em 2006 e abalou o jornalismo britânico, dará fim oficialmente neste domingo, após 168 anos de história, ao jornal sensacionalista do império do magnata das comunicações Rupert Murdoch.