Topo

Morre em Roma o artista americano Cy Twombly, aos 84 anos

O pintor norte-americano Cy Twombly durante inaguração de exposição de suas obras no Louvre em País (23/03/2011) - AFP PHOTO/FRANCOIS GUILLOT
O pintor norte-americano Cy Twombly durante inaguração de exposição de suas obras no Louvre em País (23/03/2011) Imagem: AFP PHOTO/FRANCOIS GUILLOT

05/07/2011 16h09

Paris, 5 jul (EFE).- O pintor, escultor e fotógrafo americano Cy Twombly morreu nesta terça-feira em Roma aos 84 anos de idade, informou à Agência Efe Eric Mézil, diretor da coleção Lambert em Avignon (França), que exibe atualmente a última grande exposição do artista.

Twombly vivia na Itália há mais de 50 anos e estava internado há dias na capital italiana vítima de um câncer, destacou Mézil, que classificou o americano como "um dos melhores professores".

  • FSP-Mais!-13.10.96

    Obra do artista norte-americano Cy Twombly exposta na 23ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo (13/10/96)

Considerado pelos especialistas um dos artistas mais influentes da segunda metade do século 20 e início do 21, Twombly é o pintor americano mais europeu da sua geração, pela influência que a Itália teve em sua obra, país onde morou na década de 1970.

Nascido em Lexington (Virgínia, EUA) em 1928, Twombly foi um artista apegado à civilização mediterrânea e sua obra esteve fortemente influenciada pela mitologia clássica, grega e latina, e por toda a literatura europeia, desde Arquíloco e Catulo até Rilke e T.S. Eliot.

Segundo explicou Mézil, que o conhecia há 20 anos, Twombly descobriu na Itália "o amor pelo Mediterrâneo, pela história da arte e pela cultura antiga".