Morre em Roma o artista americano Cy Twombly, aos 84 anos
Paris, 5 jul (EFE).- O pintor, escultor e fotógrafo americano Cy Twombly morreu nesta terça-feira em Roma aos 84 anos de idade, informou à Agência Efe Eric Mézil, diretor da coleção Lambert em Avignon (França), que exibe atualmente a última grande exposição do artista.
Twombly vivia na Itália há mais de 50 anos e estava internado há dias na capital italiana vítima de um câncer, destacou Mézil, que classificou o americano como "um dos melhores professores".
Obra do artista norte-americano Cy Twombly exposta na 23ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo (13/10/96)
Considerado pelos especialistas um dos artistas mais influentes da segunda metade do século 20 e início do 21, Twombly é o pintor americano mais europeu da sua geração, pela influência que a Itália teve em sua obra, país onde morou na década de 1970.
Nascido em Lexington (Virgínia, EUA) em 1928, Twombly foi um artista apegado à civilização mediterrânea e sua obra esteve fortemente influenciada pela mitologia clássica, grega e latina, e por toda a literatura europeia, desde Arquíloco e Catulo até Rilke e T.S. Eliot.
Segundo explicou Mézil, que o conhecia há 20 anos, Twombly descobriu na Itália "o amor pelo Mediterrâneo, pela história da arte e pela cultura antiga".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.