Topo

"Espero ver Cuba sem embargo americano antes de morrer", disse rapper cubana

04/07/2011 22h01

Medellín (Colômbia), 4 jul (EFE).- A rapper cubana Magia López, que conseguiu transformar as letras de suas músicas em poesia, declarou nesta segunda-feira em entrevista à Agência EFE que espera ver antes de morrer seu país ficar livre do embargo americano que perdura desde os anos 1960.

Magia disse que acredita que os dirigentes de seu país e as bases que estão sendo criadas sejam capazes de idealizar novas fórmulas que levem Cuba a um caminho de maior progresso e que favoreça a independência de cada um de seus cidadãos.

"Eu gostaria de morrer sem o bloqueio", afirmou a artista, e considerou que através dos textos de suas canções dá "voz a que não têm voz", afirmou durante o 21º Festival de Poesia de Medellín.

Nascida em Havana em 1970, disse que ela, como outros milhares de cubanos, nasceram "em uma Cuba bloqueada", mas que isso não quer dizer "que a situação seja normal".

Magia acredita que com o Governo de Raúl Castro as transformações podem ser possíveis e que este quadro "possa servir de referência para outras nações do continente".

Em Cuba, concluiu, está sendo formada uma base sólida para que os novos dirigentes sejam capazes de enfrentar os desafios em todas as esferas e das sociedades do século 21.