Entretenimento

Bellas Artes do México comemora 65º aniversário com o melhor do seu acervo

04/07/2011 17h26

México, 4 jul (EFE).- O Instituto Nacional de Bellas Artes (INBA) comemora 65 anos na Cidade do México com uma exposição que percorre o melhor de seu acervo, que inclui obras de Frida Kahlo, Rufino Tamayo e Saturnino Herrán.

A mostra "Alicerces. 65 anos do INBA: Legados, doações e aquisições" estará exposta até o dia 21 de agosto e é integrada por 254 peças de 97 artistas mexicanos e estrangeiros produzidas desde o século XVII.

A exibição, que será inaugurada nesta noite de segunda-feira pelo presidente do México, Felipe Calderón, conta com pinturas, esculturas, desenhos, instalações, vídeos e estamparias, artesanato, gravuras, aquarelas e fotografias.

Ana Garduño, curadora da mostra, disse à Agência Efe que esta revisão dos acervos do INBA oferecerá uma reflexão em torno da formação do patrimônio artístico do México e no papel do Estado frente à arte e a cultura.

"O INBA, desde sua criação (1946), adquiriu a responsabilidade de enriquecer e proteger os bens culturais do México e esse compromisso continua até hoje presente nesta exposição", assegurou a também doutora em arte.

As obras de artistas mexicanos como Manuel Felguérez, Francisco Zúñiga, Francisco Toledo, Frida Kahlo e Rufino Tamayo estão presentes na exposição junto ao belga Francis Alÿs, o espanhol Francisco Clapera e o alemão Wolfgang Tillmans.

No total, 65% das peças expostas foram adquiridas em 2010 com recursos aprovados pelo Congresso do México após uma gestão realizada pela presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), Consuelo Sáizar.

O investimento de US$ 8,6 milhões permitiu a aquisição de 2,2 mil peças que incluem criações de José Guadalupe Posada, Ricardo Pérez Escamilla e Xavier Villaurrutia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo