Entretenimento

Tabucchi cancela presença na Flip pelo caso Battisti

29/06/2011 13h19

São Paulo, 29 jun (EFE).- O escritor italiano Antonio Tabucchi não vai participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será em julho, em protesto a decisão do Governo brasileiro de negar a extradição à Itália do ex-ativista de esquerda Césare Battisti, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte da organização.

O autor entrou em contato com a Flip para informar sobre o cancelamento de sua participação no encontro literário devido à recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou procedente a decisão do fim do ano passado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de rejeitar a extradição de Battisti.

Battisti, que em 1993 foi condenado à revelia pela Justiça italiana a prisão perpétua por quatro assassinatos, dos que declara-se inocente, recebeu autorização do Brasil para viver e trabalhar no país.

A organização da Flip substituirá a presença do autor de "Sustenta Pereira" e "Réquiem" por um atividade batizada de "Ficções da crônica", uma conversa com a participação de Ignácio de Loyola Brandão e Contardo Calligaris.

Tabucchi, um dos escritores italianos contemporâneos mais importantes, além de tradutor da obra do português Fernando Pessoa (Lisboa, 1888-1935), tinha previsto comparecer à feira no ano passado, mas naquela época não veio por dores lombares que o impediram de viajar.

A Flip ocorre de seis a dez de julho, conta com a presença de nomes como americano James Ellroy e os colombianos Laura Restrepo e Héctor Abad Faciolince.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo