Topo

Tabucchi cancela presença na Flip pelo caso Battisti

29/06/2011 13h19

São Paulo, 29 jun (EFE).- O escritor italiano Antonio Tabucchi não vai participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será em julho, em protesto a decisão do Governo brasileiro de negar a extradição à Itália do ex-ativista de esquerda Césare Battisti, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte da organização.

O autor entrou em contato com a Flip para informar sobre o cancelamento de sua participação no encontro literário devido à recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou procedente a decisão do fim do ano passado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de rejeitar a extradição de Battisti.

Battisti, que em 1993 foi condenado à revelia pela Justiça italiana a prisão perpétua por quatro assassinatos, dos que declara-se inocente, recebeu autorização do Brasil para viver e trabalhar no país.

A organização da Flip substituirá a presença do autor de "Sustenta Pereira" e "Réquiem" por um atividade batizada de "Ficções da crônica", uma conversa com a participação de Ignácio de Loyola Brandão e Contardo Calligaris.

Tabucchi, um dos escritores italianos contemporâneos mais importantes, além de tradutor da obra do português Fernando Pessoa (Lisboa, 1888-1935), tinha previsto comparecer à feira no ano passado, mas naquela época não veio por dores lombares que o impediram de viajar.

A Flip ocorre de seis a dez de julho, conta com a presença de nomes como americano James Ellroy e os colombianos Laura Restrepo e Héctor Abad Faciolince.