Entretenimento

Escritor espanhol apresenta no Brasil seu olhar particular da Amazônia

29/06/2011 13h45

São Paulo, 29 jun (EFE).- O jornalista e escritor espanhol Bernardo Gutiérrez lança nesta quarta-feira em São Paulo seu livro "Calle Amazonas", um relato que transita entre a literatura de viagem e a crônica jornalística e no qual o autor tenta passar um olhar diferente sobre o maior pulmão verde do planeta.

Gutiérrez, que mora no Brasil, apresenta nesta noite no Instituto Cervantes um livro que nasce da necessidade de explicar "todas as coisas que ficam de fora das crônicas".

"É um livro muito real, escrito com muito respeito ao Brasil e à Amazônia, no qual escuto as pessoas e retrato o que está passando. Tem um olhar de documentário, poderia se encaixar na literatura clássica de viagens, misturado com a crônica jornalística e com a literatura", disse Gutiérrez à Agência Efe.

O trabalho, que foi lançado na Espanha no fim do ano passado e por enquanto não conta com tradução em português, vale pelas experiências e detalhes relatados por Gutiérrez, que viveu mais de um ano na cidade de Belém, capital do Pará, percorreu o Amazonas até Colômbia e esteve acompanhado pela Polícia brasileira nessa região durante duas semanas.

Para o autor, a Amazônia é uma região que abriga realidades que contrastam com a ideia que a Europa tem dessa zona.

"Alguns cenários chamam a atenção: a vida urbana, o asfalto, pessoas assistem à novela dentro de uma barca, e impactam o suficiente para que chegues na Europa com outra ideia da Amazônia", raciocinou.

O jornalista também destacou a herança africana dos povos indígenas, que seguem tendo títulos de propriedade coletiva, assim como o folclore, as lendas e "como o imaginário convive com a realidade".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo