Topo

Christie's prepara exposição e leilão de joias e obras de arte de Liz Taylor

29/06/2011 14h30

Nova York, 29 jun (EFE).- As obras de arte, as extraordinárias joias e boa parte do guarda-roupa da atriz Elizabeth Taylor, que morreu recentemente, serão expostas a partir de dezembro durante dez dias em Nova York, antes de ser vendidas pela casa de leilões Christie's.

"É um tributo a esta extraordinária mulher e a sua legião de fãs no mundo todo", indicou nesta quarta-feira a empresa.

A partir de setembro deste ano a coleção de objetos pessoais e de arte de Taylor (1932-2011) será exposta em suas sedes de forma itinerante em Moscou, Londres, Los Angeles, Dubai, Genebra, Paris e Hong Kong, antes de chegar a Nova York.

Todos os objetos artísticos e pessoais serão exibidos na sede da empresa de leilões, no Rockefeller Center, onde esperam milhares de visitantes por dia.

"Esta coleção itinerante será uma janela aberta ao mundo de um verdadeiro ícone, uma excepcional mulher que foi uma estrela internacional da moda e do cinema, uma mãe amorosa, uma empresária bem-sucedida e uma agente humanitária", disse o presidente de Christie's nos EUA, Marc Porter, em comunicado de imprensa.

Acrescentou por meio dos bens mais queridos da protagonista de filmes como "National Velvet" e "Cleópatra" os que forem à exposição se aproximarão "do espírito único de Elizabeth Taylor.

Boa parte da arrecadação com o ingresso à exposição, assim como dos eventos e publicações relacionados a ela, será destinada a "The Elizabeth Taylor AIDS Foundation" (ETAF), instituição que luta contra a Aids fundada pela atriz em 1991.

Nessa exposição e posterior venda estarão joias da atriz, desde alguns diamantes brancos até peças mais elaboradas, modelos de alta costura usados em eventos em Hollywood, nas montanhas suíças de Gstaad, onde esquiava e no mexicano Puerto Vallarta.

"Elizabeth Taylor exalava 'glamour' em cada face de sua vida", disse um porta-voz da empresa, que detalhou que serão leiloados também os croquis feitos para ela por estilistas como Valentino, Gianni Versace e Gianfranco Ferré, entre outros.

O estilo da atriz "evoluiu ao longo dos anos, dando lugar a uma importante coleção de alta costura, assim como de prêt-à-porter, sapatos, bolsas e acessórios que refletem o que ela era diante e atrás das câmeras".

Elizabeth Taylor morreu em 23 de março, aos 79 anos, em consequência de uma decisão.