Topo

Unesco anuncia 4 novos sítios de valor universal excepcional

28/06/2011 16h21

Paris, 28 jun (EFE).- A Catedral de León, na Nicarágua, e a paisagem cultural mediterrânea de Causses e Cévennes, no sul da França, foram declaradas nesta terça-feira Patrimônio da Humanidade pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.

A lista de novos sítios de valor excepcional do Comitê, que concluirá nesta quarta-feira sua 35ª iniciada em Paris no último dia 19 de junho, inclui ainda as residências metropolitanas de Bucóvina e a Dalmácia, na Ucrânia, e os conjuntos de petróglifos da República Altaica, na Mongólia.

Da bela paisagem cultural de Causses e Cévennes, a Unesco destacou em comunicado o caráter representativo da relação entre os sistemas agropastorais e seu meio ambiente biofísico, especialmente por meio das canhadas.

Já a Catedral de León, construída entre 1747 e princípios do século XIX com desenhos do arquiteto guatemalteco Diego José de Porres Esquivel, é definida pelo organismo como um célebre monumento nicaraguense, expressão da "transição da arquitetura barroca à neoclássica".

Sobre Bucóvina e a Dalmácia, a Unesco ressaltou que o local "representa uma magistral sinergia de estilos arquitetônicos" construída na Ucrânia pelo arquiteto tcheco Josef Hlavka entre 1864 e 1882. O complexo reflete "as influências arquitetônicas do período bizantino e encarna a poderosa presença que a igreja ortodoxa teve ali durante o domínio dos Habsburgo", declarou.

O sítio de petróglifos da República Altaica mongol compreende três áreas com numerosas representações simbólicas e monumentos funerários, expoentes da evolução da cultura mongol ao longo de 12 milênios, quando era uma área florestal cujos vales constituíam um habitat propício para caçadores, explicou a Unesco.

O Comitê decidiu também não inscrever a série de 19 obras do arquiteto Le Corbusier que conformavam uma candidatura liderada pela França com a participação da Argentina, Bélgica, Alemanha, Japão e Suíça.

Apesar do caráter coletivo e intercontinental da candidatura,o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Histórico-Artísticos (ICOMOS) informou que apenas três dos 19 monumentos incluídos tinham o valor universal excepcional requerido, segundo informaram os promotores da proposta.