Topo

'Torre de Babel' de livros começa a ser desmontada em Buenos Aires

28/06/2011 17h38

Buenos Aires, 28 jun (EFE).- A 'Torre de Babel' de livros, que durante quase um mês e meio foi visitada em Buenos Aires por cerca de 26 mil pessoas, começou nesta terça-feira a ser desmontada numa cerimônia que distribuiu milhares de 'tijolos' de cultura.

Aos gritos de "Arte, arte, arte", frase característica da construtora da torre, Marta Minujín, a artista plástica argentina considerou terminada a efêmera fase desta obra e convidou centenas de portenhos e turistas presentes a começar a desarmar esta estrutura, levantada por ocasião do título de Capital Mundial do Livro de 2011 outorgado a Buenos Aires.

"Como artista, fico contente que esta obra de participação em massa tenha sido realizada e, sobretudo, fico contente por tê-la feito na cidade de Buenos Aires", disse Minujín, um ícone da arte pop argentina e declarada nesta terça-feira "personalidade destacada da cultura".

Segundo dados do Governo de Buenos Aires, desde a inauguração da obra no dia 12 de maio em uma das principais praças da cidade, a torre foi visitada por 26,6 mil pessoas, entre portenhos e turistas, que percorreram os sete andares da estrutura, de 25 metros de altura e recoberta por 30 mil livros em diferentes idiomas.

Esses 'tijolos' foram doados por embaixadas de 54 países, organizações sociais e moradores da cidade.

Os livros localizados no térreo da estrutura, cerca de mil, foram retirados nesta terça-feira pelas pessoas que se aproximavam da torre. O restante será destinado à formação da primeira biblioteca multilingue de Buenos Aires.