Topo

Exposição celebra os 60 anos da entrada da China no Tibete

Guia mostra objetos de tortura em exposição que celebra os 60 anos da entrada da China no Tibete (28/06/2011) - AP
Guia mostra objetos de tortura em exposição que celebra os 60 anos da entrada da China no Tibete (28/06/2011) Imagem: AP

28/06/2011 01h52

Pequim, 28 jun (EFE).- A China lembra o 60º aniversário da conhecida pelo gigante asiático como a "Libertação pacífica do Tibete" com uma exposição que mostra as mudanças experimentadas pela região autônoma desde a entrada chinesa.

Segundo o Governo chinês, organizador da mostra, o "Tibete melhorou em nível político, social, econômico, de saúde e de desenvolvimento" desde que o Exército de Libertação Popular derrotou as tropas tibetanas, em 1950, e foram assinados os chamados "17 pontos sobre a libertação pacífica do Tibete", em 1951.

Por outro lado, o caso é tratado pelo Governo tibetano no exílio e o Congresso dos Estados Unidos como a "Invasão do Tibete".

Na mostra, que estará aberta durante o próximo mês, podem ser vistos os diferentes líderes chineses (Mao Tsé-tung, Deng Xiaoping e Hu Jintao) com os líderes tibetanos em 1951 e em anos posteriores, com títulos que destacam "as calorosas boas-vindas do povo tibetano às tropas chinesas".

Além disso, existe uma área dedicada à cultura tibetana e a produtos típicos como a água "5.100", procedente do manancial mais alto do mundo, situado a 5.100 metros de altura, a cerveja Lhasa e o chas, um chá tibetano misturado com manteiga de yak e sal.

Na última sala da exposição, dedicada ao futuro, podem ser observadas as obras de infraestrutura que Pequim pretende construir em território tibetano e que vão desde estradas a linhas de trem para "modernizar as condições de vida no Tibete e melhorar a vida de seus habitantes".