Topo

Unesco declara Serra de Tramuntana de Mallorca como patrimônio da humanidade

27/06/2011 16h18

Paris, 27 jun (EFE).- A Serra de Tramuntana de Mallorca, principal região montanhosa das Baleares (Espanha) e a paisagem mais importante desse arquipélago, faz parte a partir desta segunda-feira da Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

O comitê do Patrimônio Mundial examina em Paris até dia 29, as 35 candidaturas de lugares de belezas naturais, valores culturais e mistos que podem se tornar patrimônio da humanidade.

A Serra de Tramuntana de Mallorca era a única candidatura espanhola deste ano e foi incluída na categoria de paisagem cultural.

A excelente conservação das pegadas deixadas pelas diferentes civilizações que atravessaram esse território era um dos valores que se realçavam no volumoso dossiê de apresentação, composto por quatro volumes e mais de mil páginas.

O novo patrimônio mundial se compõe de uma área central que ocupa 30.745 hectares e abrange localidades emblemáticas como Banyalbufar e Deià, e de outra chamada "de amortecimento", de 52.760 hectares terrestres e 25.857 marítimas de extensão.

O comitê avaliou assim a grande riqueza de sua vegetação e de sua fauna, seu grande valor paisagístico e os povos que habitavam a região, os centros religiosos, a herança marítima, os costumes, as formas de vida tradicionais e seus valores etnográficos e artísticos.