Topo

Museu do Prado exibirá fotos de grandes pinturas em Santo Domingo

27/06/2011 14h19

Santo Domingo, 27 jun (EFE).- O Museu do Prado exibirá em Santo Domingo 132 reproduções fotográficas de suas melhores pinturas expostas em Madri em uma mostra concebida para "aproximar o grande público do patrimônio de uma das maiores pinacotecas do mundo", disse à Agência Efe um porta-voz do Centro Cultural da Espanha (CCE).

A exposição ao ar livre é composta por fotos de algumas das obras mais emblemáticas do período entre os séculos XII e XIX, que mostram aspectos da história da Espanha e da Europa refletidos nos quadros dos grandes mestres da pintura da época.

A mostra será aberta ao público no dia 7 de julho e permanecerá instalada até o dia 2 de outubro no Parque Independência, um lugar às portas da Cidade Colonial de Santo Domingo que se transformou em uma vitrine privilegiada para todo tipo de exposições.

Os amantes da arte poderão ver mostras de pintura espanhola, italiana e flamenga, mas também haverá uma sessão dedicada a outras escolas pictóricas, o que inclui obras de artistas franceses, alemães, holandeses e ingleses. Além disso, serão oferecidas atividades educativas e culturais para o público especializado e grupos escolares.

As reproduções foram confeccionadas com materiais especiais e impressas sobre painéis resistentes ao calor e à umidade, uma vez que deverão suportar a chuva, as elevadas temperaturas e o alto grau de umidade próprios do clima caribenho.

A iniciativa, que surgiu de uma proposta do CCE ao Museu do Prado, faz parte dos objetivos outorgados por lei a esta pinacoteca, entre os quais a difusão das obras, os programas de educação e as atividades de divulgação cultural.