Topo

Por fragilidade, Louvre descarta emprestar "Mona Lisa" à Itália

24/06/2011 11h51

Paris, 24 jun (EFE) - O Museu do Louvre não emprestará à Itália em 2013 a "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, pela extrema fragilidade da obra e os danos que poderia sofrer durante seu hipotético transporte, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes da instituição.

O comitê nacional italiano para a avaliação dos bens históricos, culturais e ambientais lançou nesta quinta-feira uma iniciativa para recolher 100 mil assinaturas com as quais pede à França que empreste a pintura durante algumas semanas.

Fontes do museu indicaram que apesar de ainda não terem recebido nenhum pedido oficial de empréstimo, a recusa em ceder esse quadro se justifica por "sua extrema fragilidade", motivo pelo qual "uma viagem poderia causar danos irreparáveis".

Em 2013, a Itália pretende comemorar o centenário da localização da pintura em Florença em 1913, depois de ter sido roubada dois anos antes do museu francês. Sua recuperação permitiu que a famosa Mona Lisa fosse exposta na cidade durante algumas semanas.

Embora a obra já tenha saído do Louvre em outras ocasiões, fontes da instituição destacaram nesta sexta-feira que não consideram uma nova transferência porque "não seria possível controlar" as variações de temperatura e umidade no trajeto, inclusive dentro de uma instalação climatizada, e porque "as vibrações poderiam ser muito prejudiciais".

O pedido do comitê italiano será encaminhado principalmente ao governo francês e ao museu, e segundo foi indicado nesta quinta-feira em uma nota, "espera-se que sejam levados em consideração", diante da importância cultural e histórica dos eventos programados.

No entanto, as fontes do museu lembraram nesta sexta-feira que nos últimos anos, todos os estabelecimentos que solicitaram o empréstimo receberam uma resposta negativa, entre outras razões porque os maioria de visitantes que vão pela primeira vez ao Louvre têm a obra como interesse principal, e "não apresentá-la representaria um problema à instituição".