Topo

Ator mexicano exalta papel de imigrante ilegal em "A Better Life"

23/06/2011 21h44

Fernando Mexía.

Los Angeles (EUA), 23 jun (EFE).- O ator mexicano Demián Bichir ("Che") garantiu em entrevista à Agência Efe que "A Better Life" foi o filme "mais importante" de sua carreira.

Bichir, de 47 anos, protagoniza o filme dirigido por Chris Weitz ("Um Grande Garoto") na qual vive um imigrante mexicano que cruzou a fronteira americana de forma ilegal e sobrevive em Los Angeles como jardineiro enquanto tenta criar um filho adolescente interpretado pelo ator José Julián.

"Tive a chance de praticar com muitos dos verdadeiros jardineiros que andam por toda a cidade", comentou Bichir, ressaltando que a verdadeira tragédia que vive seu personagem vai além do trabalho físico.

"O mais difícil é adotar essa personalidade quase invisível para não chamar demais a atenção e não ter que responder sobre seu status migratório e mostrar a documentação que você não tem", disse.

Além dos esforços e as dificuldades enfrentadas pelo jardineiro em sua busca pelo sonho americano, a força de "A Better Life" gira em torno da relação entre o pai e seu filho nascido nos Estados Unidos e a incapacidade de ambos para se entenderem.

"Todas as manhãs peço aos céus para encontrar um personagem assim. Um macho mexicano que se transforma na melhor mãe do mundo... Não é uma coisa muito comum", afirmou o ator da série "Weeds".

"A Better Life" estreia nos EUA no dia 24 de junho na abertura do Festival de Cinema de Los Angeles e participará também em julho do Festival Internacional de Cinema Latino na mesma cidade.

Bichir participou esta semana das reuniões preparatórias para seu próximo filme, "Savages", onde dividirá as cenas com várias estrelas de Hollywood, sob a direção de Oliver Stone.

"Eu não sei se algum ator recusaria um projeto com Oliver Stone, Benicio del Toro, Uma Thurman, John Travolta e Salma Hayek. Eu sou do tipo que diz 'sim' imediatamente", ressaltou.

"Savages" é baseado no romance homônimo de Don Winslow sobre um caso de tráfico de drogas ambientado no sul da Califórnia.

"Eu vou a ser o advogado de Salma Hayek", explicou Bichir, brincando com a possibilidade de propor a Stone que seu personagem tenha um "sonho erótico" no filme com a atriz mexicana.