Entretenimento

Unesco decide não incluir Machu Picchu em lista de lugares ameaçados

22/06/2011 18h02

Paris, 22 jun (EFE).- O comitê de Patrimônio Mundial da Unesco decidiu nesta quarta-feira não inscrever em sua lista de lugares em perigo a cidade inca de Machu Picchu, apesar de recomendar que um painel internacional de especialistas vigie de perto a situação do local, declarado Patrimônio da Humanidade em 1983.

Fontes do comitê, integrado por representantes de 21 países, afirmaram à Agência Efe que na reunião realizada nesta tarde foi solicitada às autoridades peruanas um relatório sobre o estado de conservação desse santuário para antes do dia 1º de fevereiro de 2012, além de novos projetos de melhoria do acesso e dos arredores.

As mesmas fontes destacaram que a entrada nessa lista, que não é definitiva, representa "uma oportunidade de cooperação econômica, técnica e científica", dado ao país para poder reduzir as ameaças ao lugar afetado, apesar de alguns países a considerarem um castigo.

Na reunião desta tarde, realizada a portas fechadas, os integrantes do comitê que se manifestaram a favor da inclusão do Machu Picchu abandonaram essa postura após comprovarem que 13 membros não adotariam a medida.

O comitê do Patrimônio Mundial iniciou na segunda-feira passada sua sessão anual, na qual até o dia 29 de junho examinará o estado de conservação de 169 lugares do patrimônio mundial, incluídos os 34 que fazem parte da Lista do Patrimônio em perigo, e analisará também 37 novas candidaturas recebidas nesta ocasião.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo