Topo

Famosos chegam às páginas das histórias em quadrinhos

Biografia em quadrinhos de Steve Jobs será lançada em agosto nos EUA - Divulgação/Bluewater Productions Inc./AP
Biografia em quadrinhos de Steve Jobs será lançada em agosto nos EUA Imagem: Divulgação/Bluewater Productions Inc./AP

Julio Soria

20/06/2011 10h02

Redação Central, 20 jun (EFE).- O fundador da Apple, Steve Jobs, acaba de engrossar a lista de personagens famosos que chegaram às ilustrações das história em quadrinhos, uma moda que se acentuou durante os últimos meses com personagens como Hillary Clinton e Arnold Schwarzenegger.

Vladimir Putin e Carla Bruni são outros dos rostos conhecidos que, após serem devidamente desenhados, estamparam as capas de histórias em quadrinhos. Agora foi a vez de Jobs, cujo livro chegará às lojas em 24 de agosto.

"A ideia é mostrar a pessoa que há por trás da personalidade, e será algo que o leitor nunca esperaria. Jobs pode ser admirado ou odiado, mas sua visão e sua perspicácia para os negócios revolucionaram o mundo", afirmou o autor do livro, C.W. Cooke, em uma nota divulgada pela editora Bluewater Productions.

A história em quadrinhos narra vida e "os milagres" do empresário americano, engrossando uma coleção na qual já figuraram outros títulos dedicados a celebridades, como Lady Gaga, Oprah Winfrey, Michelle Obama e Hillary Clinton, cuja biografia ilustrada acaba de ser lançada nos Estados Unidos.

Hillary já contava com quadrinhos sobre sua vida, publicados há dois anos e que tiveram 20 mil cópias vendidas. O êxito encorajou os responsáveis da editora, que neste segundo volume abordaram o lado mais político da atual secretária de Estado americana.

"Focamos em como sua decisão de não concorrer pela Presidência em 2004 ajudou a transformar Barack Obama em uma estrela, como ela o colocou sob sua asa e como sua batalha foi mais pessoal do que muitos podem imaginar", afirmou o escritor Jerome Maida.

Os segredos do poder se transformaram em uma fonte de contínua inspiração para os autores de histórias em quadrinhos, e um bom exemplo é o do roteirista russo Sergei Kalenik, que transformou Vladimir Putin em um herói de ação. Zumbis e terroristas afegãos cruzam o caminho do "Superputin", que com seus músculos sai vitorioso de todas as agressões.

Porém, a passagem para o mundo dos quadrinhos foi muito mais natural para Arnold Schwarzenegger, que no mês de março viajou para Cannes (França) para divulgar as virtudes de "The Governator", uma história em quadrinhos baseada no ator e político austríaco.

A obra, que se completa com uma série homônima para televisão, é protagonizada por um personagem muito parecido com Schwarzenegger: ambos compartilham voz e atividades profissionais, mas o governador das ilustrações se transforma em super-herói para lutar contra criminosos e catástrofes naturais.

Após sua eleição como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama se transformou em um tipo de ícone pop que podia figurar em todo tipo de produtos. As histórias em quadrinhos não ficaram de fora desta tendência, favorecendo a criação do governante em quadrinhos como "Homem-Aranha" e "Savage Dragon".

Mark Zuckerberg também desfrutou de sua própria biografia desenhada. O criador da rede social Facebook tornou-se um dos mais jovens multimilionários da história, feito que justificou a transformação de suas experiências em histórias em quadrinhos.

Os fãs de Michael Jackson relembram nestes dias o Rei do Pop no segundo aniversário de sua morte, em 25 de junho de 2009. Os quadrinhos também não se esqueceram do cantor de Indiana, que em novembro de 2010 foi imortalizado em uma obra que narra sua ascensão ao Olimpo musical.