Plácido Domingo estreia ópera sobre vida de Pablo Neruda em Paris
Estreada em setembro do ano passado pelo compositor de origem mexicana Daniel Catán, que morreu repentinamente em abril deste ano aos 62 anos, a ópera interpretada pela Orquestra Sinfônica de Navarra (norte da Espanha), é a segunda co-produção entre o teatro parisiense e a Ópera de Los Angeles, após "The Fly" (2008).
Domingo afirmou que Catán criou o papel do "Postino" pensando no tenor mexicano Rolando Villazón, que não pôde participar por problemas de saúde. O tenor espanhol disse não ter intenção de ser o único intérprete de Neruda nesta ópera e deseja compartilhá-lo com Villazón.
De acordo com o tenor, a obra segue de perto o filme "O Carteiro e o Poeta", de Michael Radford, com roteiro de Antonio Skármeta. "Catán tirou o melhor dele e em alguns momentos o filme é melhor, mas em outros é superado pela ópera, pois a música ajuda em todos os dramas", ressaltou.
Domingo aproveitou também para elogiar as vozes de Charles Castronovo e de Daniel Montenegro, que se alternarão em Paris no papel do carteiro da ilha italiana na qual Neruda se exilou junto com sua esposa, Matilde.
Um exílio "sempre é triste", mas para Neruda foi também a chance de ficar em paz, com sua esposa, depois de viajar muito e manter uma intensa atividade profissional, considerou o cantor clássico.
A ópera está repleta de momentos românticos e divertidos - com o poeta ensinando o carteiro a conquistar sua amada -, mas Domingo revela que insistiu para Catán incluir "uma cena trágica, de força, onde apareciam suas ideias políticas e a raiva que sentia por estar longe do Chile em um momento no qual eram cometidas várias atrocidades", declarou.
No romance do chileno Antonio Skármeta que inspirou o filme e a ópera, o Neruda da ficção jamais escreveu ao carteiro depois daquela amizade, o que explica o final extremamente emocionante.
O resultado é um final "tremendo", de uma força dramática muito especial, que não deixa "um olho seco em todo o teatro", concluiu o tenor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.