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Homem se liberta e enfatiza sua elegância em feira de moda de Florença

15/06/2011 16h48

Carmen Martín.

Florença (Itália), 15 jun (EFE).- A forma de se vestir do homem mudou; o paletó foi substituído por calças justas com tornozeleiras, bermudas acima do joelho e divertidas camisas adornadas com gravatas borboleta, um coquetel que liberta o homem e enfatiza sua elegância.

Estas foram algumas das novidades vistas nesta quarta-feira em Florença durante a Pitti Uomo 80, a mais importante feira de moda masculina do mundo, onde são exibidas as tendências para 2012.

A moda vai e vem. E nessas idas e vindas as marcas mais prestigiosas apostam em "uma estética mais 'casual' que liberte o homem do espartilhamento do tradicional paletó", afirmou à Agência Efe Claudio Marenzi, presidente da Herno, "que confecciona roupas muito masculinas, elegantes e versáteis para um homem urbano e cosmopolita", acrescentou.

As calças retas tendem a desaparecer junto com as camisas clássicas. Adaptadas à nova corrente "chegam as calças justas, a camisa estampada e a jaqueta de algodão muito lavada para exibir um 'look' tranquilo e sereno", revelou Gérard Ruíz, diretor da Sand.

A cor é a protagonista na Pitti Uomo. Os tons brancos e negros rejuvenescem e se avivam com uma paleta cromática que vai desde o amarelo até o violeta passando pelo verde lima, o turquesa, o fúcsia, o roxo e o rosa.

Em relação aos tecidos, uma das novidades é o linho estampado com quadros escoceses coloridos, "tela natural utilizada para bermudas, calças e jaquetas", disse Gérard Ruíz.

A estética relaxada e jovial que reinou na década dos 1980 no litoral californiano foi vista na feira como convidada especial para dar um toque "vintage" à última moda.

Assim, a ViconteA apresenta jaquetas muito entalhadas com bermudas e camisas, enquanto a Azzaro aposta em uma linha jovem, onde a calças de talhe sob medida, o paletó curto e os shorts combinados com camisetas e camisas rompem com a visão clássica do traje. "É um estilo rebelde e ao mesmo tempo elegante", considerou Joaquín Echeverría, responsável pela marca.

O famoso estilista californiano Scott Sternberg, diretor criativo da Band of Outsiders, se inspirou na música americana dos anos 1950 e 1960 para reinterpretar os padrões mais clássicos r encontrar um enfoque inovador e pouco convencional. "Adoro as camisetas e os calçados cômodos como os náuticos", declarou Sternberg.

Diante da crise, a marca Harmont&Blaine aposta na qualidade e no monopólio, criando uma edição limitada de 100 peças de um jersey de algodão feito à mão e adornado com tranças verticais. Entre os calçados, o sapato oxford será o favorito junto com os mocassins em tons de azul, verde lima, laranja e fúcsia.

É importante saber que os calçados devem ser usados sem meias soquetes, mas caso seja necessário usá-las, estas devem ser pequenas e não podem sair da fôrma do sapato. Os mais atrevidos podem usar estes mocassins com bermudas e meias soquetes longas em tons bem chamativos.

Os acessórios também ganharam importância. "No vestuário masculino, lenços, luvas, chapéus, bonés, gravatas borboleta e coletes estavam esquecidos e agora estão em seu apogeu", assinalou Jaime Puyol, diretor comercial da marca espanhola Scalpers, garantindo que "a tendência atual é a de um homem refinado, com uma estética muito cuidada, confortável e juvenil, elaborada com roupas divertidas e leves".