Topo

Empresa planeja reproduzir vila austríaca de Hallstatt na China

15/06/2011 12h14

Viena, 15 jun (EFE).- Conhecida pelo plágio de produtos, a China quer agora reproduzir todos os detalhes das casas e ruas da vila austríaca de Hallstatt, localizada à margem de um lago, que também será copiado.

O jornal austríaco "Die Presse" assegura que a companhia metalúrgica chinesa Minmetals trabalha em um projeto imobiliário na província de Guangdong, que tem como base uma reprodução da localidade de 1 mil habitantes.

No próprio site da empresa, o projeto é apresentado como "um sofisticado residencial baseado no estilo europeu". A praça do mercado e as casas que a rodeiam, a igreja evangélica de 1863, um hotel, vários edifícios emblemáticos e inclusive o lago, além de casas, shoppings e áreas de lazer, ocuparão 1 milhão de metros quadrados na cidade chinesa de Huizhou.

As reações entre os moradores da vila austríaca diante da "cópia" chinesa variaram entre surpresa, indignação e alegria.

"Não vamos permitir que simplesmente imitem nosso povoado", declarou o prefeito de Hallstatt, Alexander Scheutz, revelando que tinha informações de que a empresa chinesa construiria casas ao estilo de Hallstatt, mas não uma reprodução exata da localidade.

Mais otimista está Pamela Binder, gerente do escritório de turismo da região onde está Hallstatt, que qualificou a notícia como "um presente" e uma "estupenda publicidade".

Segundo o "Die Presse", arquitetos e engenheiros chineses estudam há anos Hallstatt, que desde 1999 ostenta o título de Patrimônio da Humanidade. Para não dizer que será apenas uma cópia literal, as casas da Hallstatt asiática terão as janelas maiores, o que não pode ser alterado no povoado original.