Topo

Vargas Llosa diz que China é exemplo de desenvolvimento para a América Latina

14/06/2011 15h00

Xangai, 14 jun (EFE).- O escritor peruano Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, afirmou nesta terça-feira na China que o gigante asiático é um "exemplo" de desenvolvimento para a América Latina.

"As mudanças são extraordinárias", declarou o autor de "A Guerra do Fim do Mundo" durante um encontro com escritores e leitores chineses, organizado por sua editora no país oriental.

Vargas Llosa, que voltou à China 15 anos depois de sua primeira visita, disse ter a sensação que "Xangai tinha se duplicado ou triplicado, não só em extensão, mas também em altitude", devido aos seus milhares de arranha-céus.

"É uma cidade muito mais moderna e mais próspera, uma cidade do século XXI em processo de desenvolvimento e prosperidade que salta aos olhos. Tudo isso eu já tinha ouvido antes de voltar, mas bastou pisar em Xangai novamente para descobrir que era verdade", continuou.

Em sua opinião, "o que acontece na China é um feito que o mundo inteiro comenta, com admiração e inveja, e também um exemplo para os países, principalmente do Terceiro Mundo, que ainda vivem dificuldades enormes como pobreza, marginalização, atraso...", considerou o escritor.

"Acho que o fenômeno da China, que está saindo da pobreza e do subdesenvolvimento, é um exemplo e uma prova que é possível, utilizando políticas certas e principalmente oportunidades oferecidas pela modernidade, alcançar rapidamente o desenvolvimento e o progresso", ressaltou.

O Nobel peruano, que nesta terça-feira foi nomeado professor honorário da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, principal centro de estudos superiores de línguas estrangeiras da capital financeira chinesa.

Vargas Llosa será nomeado também pesquisador de honra do Instituto de Literatura Estrangeira da Academia de Ciências Sociais da China, e participará de um fórum sobre o idioma espanhol em Kioto, no Japão, na próxima semana.