Topo

Gaultier apresenta modelos feitos com jornal nas páginas do "Libération"

14/06/2011 10h41

Paris, 14 jun (EFE).- O estilista francês Jean-Paul Gaultier leva nesta terça-feira sua criatividade às páginas do jornal francês "Libération", em um inusitado ensaio no qual apresenta modelos preparados especialmente com exemplares antigos do diário.

Aos 59 anos, o próprio Gaultier aparece na capa usando um longo feito de jornais sobrepostos, enquanto 50 funcionários do grupo de comunicação apresentam as demais criações do estilista nas páginas interiores.

Espartilhos, sobretudos, peças de malha e couro, chapéus extravagantes, todos a partir de recortes de papel, além de botas, sapatos de salto e meia-calça arrastão são algumas das marcas registradas de Gaultier.

Saias masculinas e sutiãs em formato pontiagudo são outros elementos que deram fama ao criativo estilista, e que vestem agora redatores, diretores, fotógrafos e técnicos do "Libération".

Os modelos substituem por um dia as fotografias de atualidade, em uma iniciativa que a empresa reproduz habitualmente com criações de estilistas como Karl Lagerfeld, que ilustrou as páginas do jornal há um ano, e do pintor espanhol Antoni Tàpies, que em 2003 ganhou carta branca para usar as páginas do "Liberácion" por causa do 80º aniversário.

"Desenhar e imaginar vestidos era minha única diversão", afirma Gaultier em entrevista ao jornal, na qual explica seu interesse pela moda desde pequeno, quando era antes de tudo uma pessoa "tímida, sonhadora e solitária".

Para o estilista, que vestiu a cantora Madonna em sua turnê de 1990, as roupas devem ser "eloquentes", mas ao mesmo tempo conservar certo "ar de mistério" para não perder o poder de sedução.

O ensaio ocorre semanas após o anúncio de que Gaultier deixará de ser o principal acionista de sua marca, que passará a ser controlada pelo grupo espanhol Puig, embora permaneça na direção de arte.