Entretenimento

Buenos Aires homenageia Jorge Luis Borges nos 25 anos de sua morte

14/06/2011 17h59

Buenos Aires, 14 jun (EFE) - Buenos Aires homenageou Jorge Luis Borges nesta terça-feira com a leitura de poemas e a interpretação de milongas do escritor argentino no dia em que se completam 25 anos de sua morte em Genebra, aos 86 anos.

O ato organizado pela Prefeitura da capital argentina foi a única grande homenagem realizada no país para Borges, cujo legado literário ocupou nesta terça-feira várias páginas dos principais jornais portenhos.

Na praça San Martín, no centro de Buenos Aires, atores e apresentadores leram vários poemas de Borges, enquanto o duo musical Baraj-Barrueco interpretou milongas escritas pelo autor de "O Aleph".

"Borges e sua obra estão indissoluvelmente ligados à nossa identidade portenha e não podíamos deixar de resgatar hoje parte de seu legado", ressaltou o ministro (secretário) da Cultura e Turismo da capital argentina, Hernán Lombardi.

A homenagem aconteceu junto à "Torre de Babel" de livros que no início de maio foi erguida na praça pela artista plástica Marta Minujín, em ocasião da nomeação de Buenos Aires como "Capital Mundial do Livro" 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"Quando era muito menina fui visitar Borges na Biblioteca Nacional, porque para mim já era um ídolo. Depois criei a 'universidade do fracasso' - porque eu acho que o sucesso e o fracasso são a mesma coisa - e procurei-o de novo para que falasse sobre isso, e ele me disse: 'O fracasso não existe!'", relatou Minujín.

A artista pop disse que sempre teve com Borges "uma coincidência mental".

"O fato de nós dois sermos portenhos. Eu com a Torre de Babel e ele com seu conto 'A Biblioteca de Babel'. Além disso, ele analisava o tempo e eu faço minhas esculturas sobre o tempo relativo, então me parece que tenho muito a ver com ele", avaliou.

"Esta Torre de Babel não existe em nenhum lugar do mundo. Borges também não", acrescentou Minujín na homenagem.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo