Topo

Artistas nova-iorquinos se apresentarão no Brasil graças a doações

Percussionista Bobby Sanabria se apresenta no hotel Ritz-Carlton Huntington em Pasadena, na Califórnia (02/08/2009) Imagem: Getty Images

14/06/2011 00h29

Nova York, 13 jun - Uma aliança entre o Festival de Teatro Latino de Nova York e o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Brasil, considerada a maior rede cultural e artística da América Latina, permitirá que três grupos latinos de dança, música e teatro se apresentem em São Paulo em julho.

Susana Tubert, diretora-executiva do TeatroStageFest, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe que a turnê dos artistas de Nova York será possível graças a uma doação de US$ 150 mil que a Fundação Robert Sterling Clark concedeu à organização.

"O grande apoio financeiro da fundação e do Sesc permitirá que a Companhia de Dança José Limón, a companhia de teatro La Criatura, assim como Bobby Sanabria e seu quarteto Aché, apresentem um total de 18 atos, classes magistrais e conversas com audiência e artistas brasileiros em seis sedes do Sesc na cidade e no estado de São Paulo", indicou Susana.

"Nos EUA, não há apoio para que os artistas deste país levem sua arte a outros países. Aqui não há um Ministério das Relações Exteriores, como em outras nações, que apoie seus artistas com as despesas das viagens", lamentou a diretora de teatro, que pediu apoio à Fundação Robert Sterling Clark para levar os três grupos de artistas latinos ao Brasil.

Susana indicou ainda que entrou em contado com Danilo Santos de Miranda, diretor de 30 centros culturais Sesc em São Paulo, para coordenar os detalhes do que se tornou a primeira Aliança Internacional de Troca Cultural entre o TeatroStageFest e o Sesc.

"Será uma experiência muito rica para nossos artistas e permitirá que os brasileiros conheçam um ponto de vista latino nas artes, o trabalho que desenvolveram em Nova York, uma visão muito distinta", assegurou Susana.

Durante as duas semanas que permanecerá no Brasil, Karina Casiano, da companhia de teatro de vanguarda La Criatura, apresentará a obra "Os órfãos", enquanto a Companhia de Dança José Limón levará três peças, sendo a mais importante "O imperador Jones", baseada na obra do dramaturgo americano Eugene O'Neill, prêmio Nobel de Literatura e quatro vezes vencedor do Pulitzer.

Já Bobby Sanabria apresentará um concerto de música cubana misturada com jazz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Artistas nova-iorquinos se apresentarão no Brasil graças a doações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade