Topo

Sotheby's leiloará quadro de Van Dyck que tinha sido atribuído a outro pintor

13/06/2011 14h34

Londres, 13 jun (EFE).- Um retrato de um monge do pintor flamengo Anthony van Dyck, cuja autoria tinha sido atribuída anteriormente a Peter Paul Rubens, será leiloado pela Sotheby's de Londres no dia 6 de julho.

A obra, propriedade da mesma família francesa durante pelo menos 200 anos, tinha sido atribuída a Rubens, mas, segundo a Sotheby's, os especialistas advertiram que o traçado era mais característico de Van Dyck, que trabalhou para Rubens.

O quadro, que a casa de leilões espera vender por entre 600 mil e 800 mil libras (entre US$ 977 mil a US$ 1,3 milhão), faz parte das obras de uma família avaliadas pelo escritório da Sotheby's em Paris, segundo informou nesta segunda-feira a emissora britânica "BBC".

A Sotheby's afirmou que um grande número de acadêmicos acredita que o quadro tenha sido pintado por Van Dyck entre 1617 e 1620, quando ele trabalhava com Rubens.

George Gordon, da casa de leilões, disse à "BBC" que o quadro era uma "descoberta muito emocionante", "de uma qualidade realmente extraordinária e de uma força visceral".