Topo

Polícia alemã dissolve festas convocadas pelo Facebook

13/06/2011 10h40

Berlim, 13 jun (EFE).- A Polícia alemã dissolveu neste fim de semana prolongado de Pentecostes várias festas convocadas através do Facebook.

Em Lörrach, no sul do país, a Polícia dissolveu uma concentração ao ar livre de cerca de 500 pessoas, após ter sido avisada pelos vizinhos.

Em Munique a Polícia também dissolveu uma festa que tinha sido convocada nas imediações de uma estação de metrô, enquanto em Hamburgo cerca de 600 jovens chegaram a se reunir em torno de um lago.

A festa de Lörrach tinha sido convocada por um usuário do Facebook de 35 anos e, para dissolvê-la, foram necessários cerca de 40 agentes.

Segundo fontes policiais, os presentes não ofereceram resistência e deixaram o local.

Essas novas convocações através do Facebook seguem à que reuniu 1,6 mil pessoas no primeiro fim de semana de junho em Hamburgo, em frente à casa de uma jovem que tinha convidado seus amigos para comemorar seu aniversário através da rede social e que não marcou o evento como privado.

A menina decidiu desmarcar a festa ao perceber seu erro e por causa das diversas confirmações de presença - cerca de 15 mil pessoas. Apesar disso, os jovens compareceram ao local para o evento.

Previamente, perante o temor de que a situação pudesse fugir do controle, a família da moça, que completava 16 anos, contratou a um serviço de segurança privada e alertou a Polícia.

A festa terminou com confrontos entre os jovens e a Polícia e com seis detenções.