Topo

Musical "Homem-Aranha" estreia nesta terça-feira em Nova York

Atores vestidos como Homem-Aranha apresentação de pré-estreia em maio de 2011, com o show já reformulado após a saída de Julie Taymor - Tina Fineberg/AP
Atores vestidos como Homem-Aranha apresentação de pré-estreia em maio de 2011, com o show já reformulado após a saída de Julie Taymor Imagem: Tina Fineberg/AP

13/06/2011 22h00

Nova York, 13 jun (EFE).- O tumultuado musical "Homem-Aranha", o mais caro da história da Broadway, estreia oficialmente em Nova York nesta terça-feira, após uma série de incidentes e problemas técnicos e financeiros terem obrigado seu adiamento por seis vezes.

A estreia oficial de "Spider-Man: Turn Off The Dark", que conta com canções compostas pelos músicos da banda irlandesa U2, Bono e The Edge, estava prevista para 2010, mas desde o início o espetáculo apresentou problemas de financiamento.

No entanto, a complexidade técnica foi uma das polêmicas do show, já que cinco atores se feriram durante os ensaios ao tentarem reproduzir as complicadas acrobacias dos personagens dessa famosa história em quadrinhos da Marvel, que custou mais de US$ 65 milhões.

Os acidentes custaram ao musical contínuas inspeções por parte das autoridades nova-iorquinas, o que obrigou a produção a intensificar suas medidas de segurança.

Diante dos inúmeros atrasos de sua abertura oficial, os críticos decidiram se unir em fevereiro e publicar suas opiniões, que foram devastadoras. O crítico do "The New York Times" Ben Brantley afirmou que o musical não é apenas a produção mais cara da Broadway, "mas também pode estar entre as piores", enquanto o jornal "Daily News" qualificou seu roteiro como "confuso" e "sem graça".

Em março deste ano, os responsáveis do espetáculo anunciaram a troca de diretor e decidiram retocar o roteiro e a música até chegar à versão definitiva que só poderá ser vista nesta terça-feira no palco do teatro Foxwoods de Nova York.

Esta estreia tardia não permitiu que fosse apresentado - como era previsto - à última edição dos prêmios Tony, realizada no domingo e na qual o grande vencedor foi o musical "The Book of Mormon", que venceu nove categorias.