Topo

Lésbica síria autora de bem-sucedido blog é na verdade estudante americano

13/06/2011 09h42

Londres, 13 jun (EFE).- A lésbica síria autora de um bem-sucedido blog no qual descrevia a vida diária em Damasco em meio a agitação social das últimas semanas é na realidade Tom MacMaster, um estudante americano que vive na Escócia.

O blog "A Gay Girl in Damascus" (Uma menina gay em Damasco), ativo desde fevereiro, se transformou em um grande sucesso, com milhares de seguidores e grande atenção da imprensa, alçado a uma fonte confiável de informação sobre os eventos na Síria e a repressão do regime de Bashar al-Assad.

Mas MacMaster decidiu revelar sua identidade neste domingo, o que voltou a abrir o debate sobre a credibilidade da informação na rede e causou mal-estar entre os blogueiros, que acusam o americano de coloca 0a categoria em risco.

"Quando o Governo do meu país me sequestrar, muitos leitores não vão se importar com isso, porque vão pensar que posso ser outra Amina", escreveu um ativista e blogueiro que vive no Líbano.

Amina era Amina Abdalla Arraf al Omari, o personagem fictício criado pelo estudante americano para informar sobre as revoltas políticas na Síria através dos olhos de uma suposta lésbica de 25 anos, com dupla nacionalidade síria e americana.

Seus relatos no blog incluíam dados sobre suas relações sentimentais e a vida social, mas críticas ao regime de Damasco e reflexões sobre o momento político no país.

A suposta autora do blog inclusive deu entrevistas à imprensa, como uma a agência americana "Associated Press", respondendo a perguntas enviadas por e-mail, respostas estas que foram publicadas em vários jornais do mundo.

A verdade começou a se desenhar na semana passada, quando em um novo 'post' no blog, atribuído a um primo de Amina, surgiu a informação de que a blogueira havia sido detida por homens armados, supostamente membros do Partido Baath do presidente Assad.

"Esperamos que simplesmente tenha sido presa e que nada de pior tenha acontecido", rezava o texto, no qual fazia um pedido de ajuda para tentar localizá-la.

Seu desaparecimento se transformou em notícia de impacto internacional, o que deu origem a uma investigação pelas autoridades dos Estados Unidos, que informaram não ser consistente a existência de uma pessoa com dupla nacionalidade com nome de Amina.

O nome correspondia a uma cidadã residente em Londres, cuja fotografia foi divulgada na internet e que teve de negar, reiteradas vezes, qualquer relação com a lésbica síria.

MacMaster decidiu, enfim neste domingo, esclarecer a situação publicando um texto como pedido de desculpas no blog, no qual afirma que quando começou a escrever não esperava um nível de atenção tão grande.

"Embora a voz narrativa fosse fictícia, os fatos são verdadeiros e não estou enganando ninguém sobre a situação naquele território", justificou-se o estudante, convencido de "ter criado uma voz importante para assuntos que o preocupam".

"Não acho que tenha prejudicado ninguém (...) Só espero que as pessoas prestem a mesma atenção as pessoas do Oriente Médio e a sua luta neste ano de revoluções. Os eventos modelam as pessoas que os vivem diariamente. Eu só tentei adaptá-los para uma audiência ocidental", escreve MacMaster.

"Tristemente, esta experiência só confirmou minhas sensações em relação à cobertura frequentemente superficial do Oriente Médio e as novas formas onipresentes de orientalismo liberal", conclui MacMaster que assina este último texto em Istambul (Turquia) como "o único autor deste blog" (damascusgaygirl.blogspot.com).