Topo

Porto-riquenhos realizam com orgulho desfile em Nova York

12/06/2011 19h40

Nova York - A comunidade de imigrantes de Porto Rico celebrou neste domingo sua história nos Estados Unidos com seu tradicional e colorido desfile no qual percorreram a famosa Quinta Avenida.

O Desfile Nacional Porto-riquenho, em sua 54º edição, é o primeiro evento em massa realizado em Nova York após a morte de Osama bin Laden, líder da Al Qaeda e autor intelectual dos atentados do 11 de Setembro.

No entanto, o número de policiais não pareceu ser maior que em exercícios anteriores e, segundo a presidente da celebração, Madelyn Lugo, "tudo aconteceu sem problemas" com as autoridades.

Milhares de porto-riquenhos levaram a bandeira nacional e seguiram pela Quinta Avenida para observar mais de 80 carros e acompanhar 80 mil.

O desfile começou com o tradicional corte de fita a cargo do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. O governador do estado, Andrew Cuomo, as congressistas Nydia Velázquez e Kirsten Gillibrand e outros políticos locais, além do ator John Leguizamo marcaram presença.

Este acontecimento, que reúne cerca de dois milhões de latinos todo ano, contou com a participação dos músicos Tito Nieves e Frankie Negrón e Tito El Bambino, entre outros cantores que provocaram a euforia de seus fãs.

O desfile foi realizado dois dias antes de o presidente dos EUA, Barack Obama, viajar a Porto Rico. Obama é o primeiro líder deste país que visita a ilha em gestões oficiais desde 1961, algo que neste domingo foi lembrado por políticos porto-riquenhos como a congressista Velázquez e o presidente do condado do Bronx, Rubén Díaz, que pediram que as necessidades de seus compatriotas não sejam esquecidas.