Mestre do artista Neo Rauch, pintor alemão Bernhard Heisig morre aos 86 anos
Berlim - O pintor alemão Bernhard Heisig, mestre do famoso artista Neo Rauch e um dos maiores expoentes da arte na extinta República Democrática Alemã, morreu aos 86 anos, segundo anunciou nesta sexta-feira sua família.
Um dos fundadores, junto a Werner Tübke e Wolfgang Mattheuer, da chamada Escola de Leipzig, Heisig nasceu em 1925 na cidade de Breslau, hoje Wroclaw (Polônia), e morreu na pequena localidade de Strodehne an der Havel, na região de Brandemburgo (Alemanha).
Pintor, desenhista e especialista em gravuras, sua obra se viu influenciada por criadores da primeira metade do século XX como Otto Dix, Oskar Kokoschka e Max Beckmann e seu estilo transitou entre o modernismo clássico e o realismo.
Heisig se destacou por litografias, desenhos e grandes pinturas históricas sobre a revolução de 1848, mas também por seus retratos, entre eles o do ex-chanceler federal Helmut Schmidt.
Após a queda do Muro de Berlim e o desaparecimento da República Democrática Alemã, o artista devolveu todos os prêmios que tinha recebido das autoridades comunistas.
A encomenda para que fizesse um grande afresco para a cafeteria do Reichstag após a restauração do edifício no final dos anos 1990 gerou polêmica por seu passado comunista e sua juventude como membro voluntário das temidas SS nazistas.
Apesar de tudo, Heisig acabou criando um monumental afresco de tema histórico e seis metros de comprimento na sede do Parlamento alemão e foi homenageado em 2005 pelo então chanceler, Gerhard Schröder, que inaugurou uma grande exposição sobre sua obra em Leipzig.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.