Topo

John Malkovich dirigirá espetáculo sobre Harold Pinter em Edimburgo

O ator americano John Malkovich  - Ronaldo Schemidt/AFP
O ator americano John Malkovich Imagem: Ronaldo Schemidt/AFP

10/06/2011 18h13

Londres, 10 jun (EFE).- O ator e diretor americano John Malkovich dirigirá no festival de teatro alternativo "Fringe" de Edimburgo um espetáculo em homenagem à vida do dramaturgo e prêmio Nobel britânico Harold Pinter (1930-2008).

O curioso é que os dois estão em extremos opostos no campo da política; enquanto Pinter fez campanha contra o tratamento dispensado pelo presidente americano George W. Bush ao Oriente Médio, Malkovich é um conhecido defensor de Israel e partidário da pena de morte.

Mas, apesar dessas diferenças ideológicas, Malkovich dirigirá o ator britânico Julian Sands em uma homenagem à vida do autor de "A Festa de Aniversário", informou nesta sexta-feira o jornal "The Independent", acrescentando que o espetáculo será baseado em uma seleção de textos e poemas de Pinter, além de experiências e lembranças do próprio Sands.

Malkovich e Pinter se conheciam e se respeitavam apesar das claras diferenças políticas: "John é mais matizado e circunspecto em suas opiniões do que normalmente se pensa", explicou Sands ao jornal britânico.

"John estava fascinado pelas obras de Pinter e considera que ninguém o supera no uso da linguagem. Acho que John respeita quem defende suas idéias com paixão, mesmo que não as compartilhe", acrescentou. Malkovich dirigiu e atuou em várias obras de Pinter quando fazia parte da companhia teatral Steppenwolf, de Chicago.

Em 2008, o ator escandalizou a opinião pública ao afirmar o conhecido correspondente no Oriente Médio do "The Independent", Robert Fisk, teria que morrer porque ter criticado Israel.

Harold Pinter militou sempre na esquerda e pouco antes de morrer assinou uma carta com outros destacados judeus na qual explicavam por que se negavam a celebrar o 60º aniversário de Israel, um Estado "fundado sobre o terrorismo, os massacres e a expulsão de outros (os palestinos) de suas terras".