John Malkovich dirigirá espetáculo sobre Harold Pinter em Edimburgo
Londres, 10 jun (EFE).- O ator e diretor americano John Malkovich dirigirá no festival de teatro alternativo "Fringe" de Edimburgo um espetáculo em homenagem à vida do dramaturgo e prêmio Nobel britânico Harold Pinter (1930-2008).
O curioso é que os dois estão em extremos opostos no campo da política; enquanto Pinter fez campanha contra o tratamento dispensado pelo presidente americano George W. Bush ao Oriente Médio, Malkovich é um conhecido defensor de Israel e partidário da pena de morte.
Mas, apesar dessas diferenças ideológicas, Malkovich dirigirá o ator britânico Julian Sands em uma homenagem à vida do autor de "A Festa de Aniversário", informou nesta sexta-feira o jornal "The Independent", acrescentando que o espetáculo será baseado em uma seleção de textos e poemas de Pinter, além de experiências e lembranças do próprio Sands.
Malkovich e Pinter se conheciam e se respeitavam apesar das claras diferenças políticas: "John é mais matizado e circunspecto em suas opiniões do que normalmente se pensa", explicou Sands ao jornal britânico.
"John estava fascinado pelas obras de Pinter e considera que ninguém o supera no uso da linguagem. Acho que John respeita quem defende suas idéias com paixão, mesmo que não as compartilhe", acrescentou. Malkovich dirigiu e atuou em várias obras de Pinter quando fazia parte da companhia teatral Steppenwolf, de Chicago.
Em 2008, o ator escandalizou a opinião pública ao afirmar o conhecido correspondente no Oriente Médio do "The Independent", Robert Fisk, teria que morrer porque ter criticado Israel.
Harold Pinter militou sempre na esquerda e pouco antes de morrer assinou uma carta com outros destacados judeus na qual explicavam por que se negavam a celebrar o 60º aniversário de Israel, um Estado "fundado sobre o terrorismo, os massacres e a expulsão de outros (os palestinos) de suas terras".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.