Topo

João Gilberto volta aos palcos para comemorar 80 anos

10/06/2011 16h24

Rio de Janeiro, 10 jun (EFE).- João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, voltará aos palcos em agosto para festejar seus 80 anos, completados nesta sexta-feira em clima de reclusão e silêncio característico de um dos maiores mitos da música brasileira.

O cantor baiano, cujas apresentações são tão esporádicas quanto complicadas devido às suas exigências técnicas, realizará entre cinco e oito shows entre os dias 29 de agosto e 30 de novembro, anunciaram nesta sexta-feira os organizadores da turnê.

O criador dos revolucionários acordes que transformaram a Bossa Nova em um ritmo único e admirado no mundo todo se apresentará em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, segundo comunicado das empresas OCP Comunicação e Mauricio Pessoa Produções.

A turnê batizada "80 anos: Uma Vida Bossa Nova" servirá também para a gravação de dois DVDs, os primeiros da carreira de um compositor que se caracteriza por sua vida reclusa e pelo perfeccionismo - chegando ao ponto de interromper apresentações quando escuta barulho vindo do público ou percebe um microfone mal posicionado.

João Gilberto não se apresenta para o público brasileiro desde 2008, quando aceitou fazer três shows para comemorar os 50 anos da Bossa Nova. Ao lado de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, o baiano é um dos grandes nomes do ritmo musical que se transformou na imagem internacional do Brasil por muitos anos.

O retorno de João Gilberto aos palcos foi anunciado nesta sexta-feira, quando são lembrados os 80 anos do nascimento do músico em Juazeiro. A data, como sempre, passou em branco para o compositor, que se manteve em silêncio em seu apartamento no Leblon.

Alguns jornais lembraram o aniversário do compositor com cadernos especiais nos quais não aparece uma única declaração do homenageado, que também é pouco avesso a entrevistas e câmeras.

Em Juazeiro, as autoridades locais promoveram nesta sexta-feira uma série de atividades para homenagear o filho ilustre, incluindo um show do cantor João Bosco, uma exposição e a exibição de documentários sobre o artista.

Segundo Mauricio Pessoa, um dos organizadores da nova turnê, as apresentações começaram a ser negociadas quando o músico manifestou sua vontade de voltar aos palcos, mas todos os detalhes do projeto necessitaram da prévia aprovação de João Gilberto.

"É um projeto no qual João Gilberto realizará apresentações idealizadas por ele mesmo. Nossa grande preocupação era deixá-lo decidir tudo antes de assinar o contrato", acrescentou Antonio Barretto, diretor da OCP Comunicação.

O repertório dos shows incluirá clássicos imortalizados na voz do músico e canções inéditas - que são aguardadas desde o último disco lançado pelo cantor em 2000.

O projeto, segundo os organizadores, poderá contar com participações especiais de músicos brasileiros e internacionais especialmente convidados pelo criador da Bossa Nova.