Entretenimento

Louvre exibe desenhos em papel de Picasso, Chillida e Barceló

09/06/2011 16h26

Paris, 9 jun (EFE).- O Museu do Louvre celebra a partir desta quinta-feira a arte do desenho em papel com uma exposição que reúne 70 obras de 50 artistas desde o século XV até os dias de hoje, entre eles Pablo Picasso, Eduardo Chillida e Miquel Barceló.

Criações de Lucas Cranach, Botticeli, Ingres, Matisse e Degas também estão na mostra "Le papier à l'oeuvre", aberta por um quadro de Dominique de Beir que serve como preâmbulo ideal para algumas das obras expostas.

As peças reunidas procedem dos fundos do departamento de artes gráficas dos Museus do Louvre, Orsay, e também do Museu Nacional de Arte Moderna e diversas outras coleções francesas.

Entre elas um Barceló sem título de 1994, no qual cupins africanos colaboraram com o mestre, que instalou seus pigmentos se adaptando aos buracos deixados no papel pelos insetos.
 A exposição está dividida em cinco seções nas quais artistas clássicos e modernos mostram semelhanças e diferenças, assim como a diversidade de técnicas e papéis empregados. O objetivo de reunir várias gerações de artistas foi mostrar que o papel foi para todos eles "um ator" completo de seus desenhos, explicaram os organizadores.

As peças reunidas se caracterizam pela utilização do papel, branco ou colorido, transparente ou opaco, de múltiplas maneiras, como obra definitiva ou como esboço, como fragmento de estudo ou como simulacro de decoração teatral.

A genialidade dos mestres reluz em cada obra, embora surpreenda em particular a expressada por Matisse com simples recortes de cartolina azul, branca e amarela pregadas com tachinhas para dar vida a dois dançarinos em pleno voo.

A mostra permancerá na Ala Sully do Louvre até o dia 5 de setembro.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo