Topo

Filha de Diego Rivera nega autenticidade de 1,2 mil obras atribuídas a Kahlo

09/06/2011 22h15

México, 9 jun (EFE).- Frida Kahlo nunca foi uma artista muito produtiva, afirmou nesta quinta-feira Guadalupe Rivera, filha de Diego Rivera, que considerou "impossível" que cerca de mil obras de propriedade dos antiquários Carlos Noyola e Leticia Fernández sejam da pintora mexicana.

Noyola e Fernández garantem ter recebido uma decisão judicial favorável da Procuradoria Geral relacionado com uma denúncia interposta pelo Banco do México e os Museus Diego Rivera e Frida Kahlo que questionavam a autenticidade do acervo.

"Não se pode falar de vitória legal, porque não houve processo já que, por um vazio em matéria penal, não há forma de sancionar quem reproduza obras artísticas sem autenticá-las nem pedir permissão a seus autores ou proprietários", declarou Rivera em entrevista coletiva.

Ao serem declarados inocentes, Noyola e Fernández informaram que entre seus projetos está a criação de um museu com as peças e não descartam criar uma exposição itinerante.

Os antiquários cometem "uma falta muito grave à moral, à honestidade e enganam em nome de artistas cujas obras são consideradas monumentos artísticos", afirmou a filha do pintor mexicano, que se casou com Frida Kahlo em duas ocasiões.

No entanto, a herdeira não demonstrou preocupação com o fato de que as supostas obras sejam expostas levadas a leilão, pois disse ter informação que estas já foram rechaçadas pelas grandes casas de leilões internacionais, dada sua duvidosa procedência.

Por outro lado, especialistas na obra de Kahlo, como o curador James Oles e Teresa del Conde, diretora do Instituto de Pesquisas Estéticas da Universidade Nacional Autônoma do México, também não provaram a autenticidade do acervo (cartas, pinturas e formulários) dos colecionadores.

Frida Kahlo tem cerca de 470 obras documentadas, a maioria delas localizadas em diferentes museus.