Topo

Filme em 3D de Herzog será exibido em festival chileno de documentários

08/06/2011 19h29

Santiago do Chile, 8 jun (EFE).- O primeiro documentário em 3D do famoso diretor alemão Werner Herzog, "A Caverna dos Sonhos Esquecidos", será um dos filmes internacionais exibidos no 15º Festival Internacional de Documentários de Santiago (Fidocs), que será realizado entre os dias 20 e 26 de junho na capital chilena.

Um total de 80 filmes, mais de 170 sessões em seis salas diferentes e cerca de 20 convidados internacionais - entre eles o diretor suíço Richard Dindo e o francês François Caillat -, transformarão nesta edição do Fidocs em "um das melhores" do evento cinéfilo, afirmaram nesta quarta-feira seus organizadores.

"O documentário é muito importante, porque gera debate, reflexão e discussão. Por isso, a campanha deste ano se chama 'Abre los ojos'; os documentários têm a capacidade de abrir os olhos a realidades que não poderiam ser vistas de outra forma", declarou aos jornalistas o diretor do Festival, Carlos Maza.

Neste sentido, o evento, criado pelo premiado cineasta chileno Patrício Guzmán, exibirá obras da altura de "Trabalho Interno", filme do americano Charles Ferguson sobre a crise financeira mundial, premiado com o Oscar de Melhor Documentário no início do ano.

"Academia de Boxe", que recria o ambiente humano de um clube de boxe no Texas, do diretor Frederick Wiseman, e "Lennon NYC", de Michael Epstein, que mostra a vida em Nova York de John Lennon após sua ruptura com os Beatles, são alguns dos outros títulos do Fidocs.

Além dos filmes internacionais, o festival incluirá também numerosas atividades na seção Focos, que exibirá títulos com um eixo temático determinado ou com algum conceito comum.

Assim, a seção "Esa cosa llamada educación" mostrará títulos que tentam valorizar a função dos professores, entre eles, "Waiting for Superman", "Ser e Ter" e "Cien niños esperando un tren", que serão acompanhados de debates.

Na categoria "Personalidades" serão exibidos "Conan O'Brien Can?t Stop", sobre a viagem musical do comediante e apresentador americano, e "Two In The Wave", filme que mostra a amizade entre os diretores Jean-Luc Godard e François Truffaut.

O jornalismo de investigação é o tema de "Page One: A Year Inside The New York Times", documentário que aborda a crise do jornalismo tradicional e consegue um acesso sem precedentes à sala de redação e ao funcionamento interno de um dos jornais mais prestigiados do mundo.

Por fim, dez filmes chilenos competirão na seção nacional do evento, e outros dez, provenientes de países como Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Colômbia, farão o mesmo na seção latino-americana do Fidocs.