Topo

Encontram 1ª edição de partitura que Mozart escreveu aos 8 anos em Londres

08/06/2011 12h23

Londres, 8 jun (EFE).- A primeira edição de uma partitura que Wolfgang Amadeus Mozart escreveu com 8 anos de idade durante uma estadia em Londres foi descoberta por uma voluntária da ONG Oxfam em uma loja de roupas e objetos de segunda mão na localidade de Reading (sul de Inglaterra).

A voluntária, Elestr Kee, viu rapidamente o nome do compositor de Salzburgo na partitura, que alguém tinha doado a essa ONG dedicada à luta contra a pobreza.

A partitura contém uma dedicatória em francês à rainha Carlota, esposa de George III da Inglaterra, que reinou entre 1738 e 1820, e nela se mencionava o conteúdo: "Seis sonatas para clavicórdio".

A casa de leilões Sotheby's confirmou que a partitura descoberta era uma primeira edição de uma composição criada por Mozart na capital britânica em janeiro de 1765.

"É uma edição muito adiantada de Mozart", confirmou Simon Maguire, especialista de manuscritos musicais da Sotheby's, que a leiloará junto a outros objetos musicais em breve.

Segundo Maguire, "trata-se de uma das primeiras obras escritas por Mozart quando percorria a Inglaterra como parte de sua viagem quando criança".

O especialista da casa de leilões disse que só conhece uma cópia similar à descoberta e acrescentou que existem algumas variantes, por isso que muitas são conhecidas atualmente.

Maguire explicou que a partitura não está perfeita e lhe falta uma parte de uma das folhas, o que reduz seu valor.

A família de Mozart chegou a Londres em 23 de abril de 1764 e deixou a capital em 24 de julho do ano seguinte.

Em Londres, fez amizade com Johann Christian, filho de Johann Sebastian Bach, com quem deu concertos para piano a quatro mãos.

Durante sua estadia em Londres, Mozart compôs também duas sinfonias para sua estreia na capital e tocou em duas ocasiões na presença do rei George III e da rainha Carlota.