Topo

Decorações da corte de Maria Antonieta são exibidas em Nova York

07/06/2011 19h40

Nova York, 7 jun (EFE).- As elaboradas decorações com influências turcas da corte de Maria Antonieta (1755-1793) protagonizam a partir desta terça-feira a nova exposição na Coleção Frick de Nova York, que inclui vários objetos que decoravam algumas das mansões da famosa rainha francesa.

"Fora de seu ambiente, estes objetos são obras de arte por direito próprio, originais em seu design e elaborados de forma muito bela", disse a curadora de artes decorativas do museu, Charlotte Vignon, em comunicado à imprensa.

Entre os objetos que poderão ser contemplados até o dia 11 de setembro, estão duas peças usadas para manter a lenha dentro da lareira que pertenceram a uma das mansões do palácio de Fontainebleau e são exibidas pela primeira vez em Nova York.

São figuras em forma de dromedário repousadas em uma base com motivos florais, que se unem a outros objetos como painéis pintados e duas pequenas mesas ornamentadas que pertenceram a um tipo de quarto totalmente decorado com influências turcas e eram populares no final do século XVIII na França.

Mais do que cópias literais dos modelos turcos, todos os objetos foram criados por decoradores e artistas inspirados por um império otomano imaginário. Assim, mesmo que homens com turbante, camelos, palmeiras, e outros motivos considerados exóticos sejam recorrentes nestas peças, sua forma e sua função eram "essencialmente" francesas, especificou a especialista da instituição.

A França, ao contrário de alguns de seus países vizinhos, desfrutou de uma relação cordial com o império otomano por centenas de anos, por isso as influências turcas são notadas não apenas nas decorações, mas também na moda, literatura, teatro, pintura e arquitetura, lembrou a curadora.