Topo

Manuscritos das aulas de inglês de Napoleão são leiloados por 93 mil euros

Homem vestido como Napoleão Bonaparte posa para foto na frente de monumento ao personagem histórico em Varsóvia, na Polônia (05/05/2011)  - AP Photo/Alik Keplicz
Homem vestido como Napoleão Bonaparte posa para foto na frente de monumento ao personagem histórico em Varsóvia, na Polônia (05/05/2011) Imagem: AP Photo/Alik Keplicz

05/06/2011 17h49

Paris, 5 jun (EFE).- Os manuscritos nos quais o imperador francês Napoleão Bonaparte realizou anotações durante suas aulas de inglês no exílio da ilha de Santa Helena foram vendidos neste domingo por uma casa de leilões na França por mais 93 mil euros.

Os três lotes com os documentos que mostram palavras em inglês e desenhos realizados à mão por Napoleão atingiram um total de 93.125 euros, segundo informou a empresa Osenat, responsável pelo leilão.

O comprador dos documentos foi o Museu das Cartas e Manuscritos de Paris, uma instituição privada inaugurada há pouco mais de um ano na capital francesa e que expõe escritos de Marcel Proust, Victor Hugo, George Sand, Vincent Van Gogh e Wolfgang Amadeus Mozart, entre outros artistas e literatos.

De acordo com a casa de leilões, o imperador dedicou seus dias de exílio na ilha de Santa Helena a aprender inglês, o idioma da Inglaterra, seu eterno inimigo, segundo revelam as cartas vendidas neste domingo (5).
Os manuscritos de Napoleão são simples pedaços de papel nos quais o francês escreveu algumas frases e palavras em inglês, junto com rabiscos e desenhos de fortificações militares.