Entretenimento

García Lorca é homenageado por 5 cidades simultaneamente

Reprodução/Blog García Lorca
Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol morto em 1936 (5/6/11) Imagem: Reprodução/Blog García Lorca

05/06/2011 17h47

Fuente Vaqueros (Espanha), 5 jun (EFE).- As cinco cidades em que o escritor espanhol García Lorca estabeleceu uma relação de cumplicidade mútua realizaram uma homenagem simultânea ao poeta na data em que ele completaria 113 anos.

Neste domingo, as cidades de Fuente Vaqueros (Espanha), Madri, Nova York, Havana e Buenos Aires, se uniram para em um ato chamado "5 às 5". O evento foi realizado durante as comemorações que a cidade natal do escritor (Fuente Vaqueros) realiza há 35 anos para lembrar o dia de seu nascimento.

Exatamente às 17h, após o badalar dos sinos do Centro de Estudos Lorquianos, as cinco cidades se comunicaram por videoconferência de pontos nos quais o poeta residiu ou passou parte de sua vida.

A conexão foi coordenada do teatro de Fuente Vaqueros, onde começou a leitura de "O Divã do Tamarit". Posteriormente, na Residência de Estudiantes de Madri, onde Federico García Lorca chegou em 1919, a sobrinha do escritor Laura García Lorca leu uma carta que ele escreveu a seus pais na época em que estudava na capital espanhola.

As homenagens seguiram naa Universidade de Columbia, em Nova York, onde Lorca viveu durante nove meses, e logo após ocorreu a intervenção da capital cubana, onde o coordenador geral do Festival Internacional de Poesia de Havana , Álex Pausides, disse que com este ato se completou "um simples dever de justiça poética estando junto a Federico".

A última videoconferência aconteceu em Buenos Aires no Hotel Castelar, onde Lorca residiu em sua etapa argentina.

O evento terminou com uma homenagem ao catedrático de literatura espanhola e hispano-americana, Claude Couffon. O poeta francês, especialista em García Lorca, reconheceu que para ele foi "um prazer" voltar à cidade do escritor onde já tinha estado em outras ocasiões para estudar sobre o escritor espanhol.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo