Topo

Torre Eiffel relembra "cidade no ar" idealizada por seu criador

31/05/2011 17h49

Paris, 31 mai (EFE).- O sonho de construir "uma cidade no ar" inspirou o francês Gustave Eiffel no projeto da famosa torre que leva seu nome e é um dos temas da mostra inaugurada nesta terça-feira a 57 metros sobre o chão de Paris.

A exposição, instalada no primeiro piso da torre, percorrerá a história de um dos monumentos mais visitados do mundo até setembro, com 200 fotografias e desenhos da época.

A ideia de viver nas alturas, que cativou os arquitetos no final do século XIX, testemunhas dos primeiros passos da aviação, compõe uma das temáticas que estruturam esta mostra ao ar livre.

"A Torre Eiffel é a realização da ideia que era possível viver a 100 metros do chão", explicou à Agência Efe o responsável pela exposição, Philippe Simon.

O termo "cidade no ar", por sua vez, surgiu de um texto do próprio Eiffel no qual ele imaginou o primeiro andar do edifício como um "bairro suspenso", com direita a praça, restaurantes e inclusive um escritório dos correios.

Para o responsável da exposição, o principal marco da Torre Eiffel é ter conseguido ser, de época em época, um monumento "inscrito em seu tempo".

"Parece que é a mesma há 121 anos, mas foi modificada de forma constante e é ainda moderna", ressaltou dando como exemplo a passagem da iluminação por gás à elétrica no século XX e as cores que iluminam o edifício durante a noite.

Projetada para durar apenas 20 anos quando foi construída durante a Exposição Universal de Paris de 1889, a gigante - de 10.100 toneladas de peso e erguida em dois anos, dois meses e cinco dias - superou as perspectivas, e já foi visitada por 250 milhões de pessoas.