Topo

Sucesso de "Césaire, Lam, Picasso" prolonga exposição em Paris

31/05/2011 16h34

Paris, 31 mai (EFE) - A exposição "Aimé Césaire, Lam, Picasso", programada para fechar suas portas no dia 6 de junho, será prolongada até o dia 27 do mesmo mês devido a seu sucesso, anunciou nesta terça-feira a Reunião Nacional de Museus franceses.

O público ganhará mais 21 dias para conferir a mostra sobre a frutífera amizade entre o poeta martinicano, o pintor cubano e o mestre espanhol, aberta ao público desde o dia 16 de março no Grand Palais, na capital francesa.

Com o subtítulo "Nous nous sommes trouvés", a exposição celebra o 70º aniversário do encontro entre Wifredo Lam e Aimé Césaire. Uma amizade que foi "uma flechada" entre "dois artistas irmãos", segundo resumia o próprio Lam e surgida em 1941 de um encontro fortuito, na Martinica, quando o cubano fugia da ocupação nazista na França.

Dezenas de intelectuais franceses, entre eles o surrealista André Breton, o antropólogo Claude Lévi-Strauss e a escritora alemã Anna Seghers acompanharam Lam desde Marselha em um navio fretado pelo Emergency Rescue Committee.

Um vídeo relata essa histórica viagem e o nascimento de uma amizade surgida graças ao absoluto acaso que levou Breton a se deparar com uma revista publicada por Suzanne e Aimé Césaire.

A exposição ressalta a "flechada" imediata sentida pelo poeta martinicano ao ser apresentado a Lam e descobrir que compartilhavam a maneira de entender o mundo, a arte e suas origens exóticas.

Antes disso, em 1938, Lam conheceu Pablo Picasso, um dos artistas que mais influenciou sua arte e lhe abriu as portas de um novo universo artístico, além de introduzi-lo em seu círculo de amigos.