Topo

Exposição de tapeçarias francesas explora criação contemporânea

31/05/2011 16h37

Paris, 31 mai (EFE) - A Galeria Nacional de Tapeçaria dos Gobelins de Paris e a de Beauvais, próxima à capital francesa, preparam uma exposição conjunta com as obras de 30 artistas, na qual explorarão, entre outros aspectos, a criação contemporânea.

"Décor et installations" é o título da mostra com sede dupla que acontecerá entre 18 de outubro deste ano e 15 de abril de 2012.

Os participantes compõem parte da paisagem artística francesa contemporânea e apresentarão obras de diferentes encomendas da Mobília Nacional, instituição do Ministério francês da Cultura que administra as duas sedes da exibição.

A mostra reunirá tapeçarias realizadas nas históricas manufaturas dos Gobelins, de Beauvais, da Savonnerie e de oficinas do Puy e Alençon.

O objetivo é explorar as criações destas obras históricas em um contexto mais amplo, assim como a relação entre os ofícios artísticos e a criação, a decoração e a arte contemporânea, explicaram os promotores do evento.

Entre os artistas figuram Jean-Michel Alberola, Louise Bourgeois, Sylvie Fajfrowska e Gérard Garouste. O cenógrafo da exposição é o designer Frédéric Ruyant.

A Mobília Nacional francesa, responsável por decorar os edifícios oficiais do país, se encarrega também de conservar e restaurar as peças criadas em suas oficinas de arte.

Desde 1964, a instituição conta com uma oficina de pesquisa e criação, criada pelo então ministro da Cultura André Malraux.