Fãs de James Joyce farão homenagem à obra "Ulisses" no Twitter
Londres, 30 mai (EFE) - Os fãs de James Joyce querem transformar o dia 16 de junho em um dia de homenagens ao autor, especialmente pela sua obra "Ulisses", publicando trechos do monólogo em uma corrente de mensagens na rede social "Twitter".
É nesse único dia no ano de 1904 que se desenrola a ação do livro, um marco revolucionário nas técnicas literárias.
Como informa nesta segunda-feira o jornal "The Times", 96 fãs do autor irlandês, quem nunca renunciou ao passaporte britânico, estão traduzindo 96 fragmentos de seu romance em tuítes de 140 caracteres que serão colocados a cada 15 minutos a partir das 8h no horário local de Dublin.
Este é o momento exato em que o jovem escritor Stephen Dedalus estava observando Buck Mulligan barbear-se enquanto Leopold Bloom (o outro alter ego do autor) mantém um breve discurso com seu gato.
O autor da ideia de adaptar Joyce a era do Twitter é o americano Stephen Cole, de 56 anos, um admirador de Joyce que trabalha no escritório de imprensa da Nasa.
"Tuitear "Ulisses" é destilar a realidade de prosa poética de Joyce no espaço mínimo de texto possível, fazendo justiça ao livro e ao nosso amor pelo idioma e à trama", escreveu Cole no e-mail enviado ao periódico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.