Topo

Escritores V.S. Naipaul e Paul Theroux se reconciliam após 15 anos de inimizade

30/05/2011 10h12

Londres, 30 mai (EFE) - O Nobel de Literatura V.S. Naipaul e o romancista e escritor de livros de viagens Paul Theroux se reconciliaram com um aperto de mãos no festival de literatura de Ha-on-Wye (Gales) após 15 anos de distanciamento.

Segundo informa nesta segunda-feira o jornal "The Times", que publica uma foto dos dois dando um aperto de mão entre sorrisos, o artífice da reconciliação foi outro conhecido escritor amigo de ambos, Ian McEwan.

Theroux, de 70 anos, que considerava Naipaul como seu mentor, estendeu a mão na tenda do festival reservada aos autores e disse: "Senti saudades suas", ao que o Nobel respondeu: "Eu também".

Em 1996, os escritores participaram de um debate juntos, mas Naipaul se negou a olhar para Theroux e após a reunião disse que a relação que mantinham, que começou em 1966 quando ambos viviam em Uganda, não era de amizade.

Segundo a versão de Theroux, Naipaul suspeitava que ele tinha seduzido sua primeira esposa, Patricia.

Mais tarde, soube ainda que um livro que tinha dedicado pessoalmente a Naipaul e sua esposa tinha sido colocado à venda e quando ligou para reclamar da atitude, a segunda mulher do Nobel pediu que parasse de caluniar seu marido.

Em 1998, Theroux lançou um ácido ataque contra seu antigo mentor no livro "Sir Vidia's Shadow" (A sombra de Sir Vidia), no qual o descrevia como "rabugento", "tacanho" e de "cérebro racista".

Quando dez anos mais tarde outro escritor, Patrick French, escreveu uma biografia ainda mais dura do Nobel, Theroux publicou no "The Times" uma crítica na qual dizia que o biógrafo não conhecia "nem a metade dos horrores".

A inimizade entre os dois escritores não é nada novo na história da literatura. O mesmo aconteceu com Norman Mailer e Tom Wolfe; Salman Rushdie e John le Carré, e Mario Vargas Llosa e Gabriel García Márquez.