Entretenimento

Prêmio Príncipe das Astúrias das Letras recebe 32 candidaturas de 25 países

27/05/2011 11h42

Oviedo (Espanha)- Trinta e duas candidaturas de 25 nacionalidades concorrem ao Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras, cinco das oito premiações que convoca a Fundação que leva o nome do herdeiro da coroa espanhola e cujo júri se reunirá na próxima terça e quarta-feira em Oviedo.

Este prêmio destaca as pessoas em que o trabalho de criação ou de pesquisa represente uma contribuição relevante à cultura universal nos campos da literatura e da linguística, informa a Fundação Príncipe de Astúrias.

Ao prêmio deste ano estão inscritas candidaturas procedentes da Argentina, Áustria, Austrália, Bósnia, Brasil, Canadá, Cuba, Chile, China, Estados Unidos, França, Guatemala, Geórgia, Holanda, Irã, Itália, Líbano, Macedônia, México, Portugal, Reino Unido, Romênia, República Tcheca, África do Sul e Espanha.

O júri é formado pelos escritores Andrés Amorós, Juan José Armas Marcelo, Jacobo Fitz-James Stuart Martínez de Irujo e Berta Piñán, os jornalistas Luis María Anson, Blanca Berasátegui, Amelia Castilla, Juan Cruz, Manuel Llorente, o diretor do Real Academia Espanhola e presidente de Academias da Língua Espanhola, José Manuel Blecua; a diretora do Instituto Cervantes, Carmen Caffarel.

Além disso, o diretor honorário da Real Academia Espanhola da Língua, Víctor García de la Concha, o poeta e crítico literário José Luis García Martín, os professores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas Pilar García Mouton e de Teoria da Literatura Fernando Rodríguez Lafuente, a catedrática de Literatura Espanhola Rosa Navarro, o doutor em Letras Fernando Sánchez Dragou.

Por último, a decana de Artes e Humanidades da Universidade de Harvard, Diana Sorensen, e o presidente de Caixa Rural de Astúrias, Román Suárez Blanco. No ano passado, o prêmio foi entregue a Amin Maalouf.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo