Topo

PayPal e eBay denunciam 2 ex-diretores por repassar segredos à Google

27/05/2011 11h56

Redação Central, 27 mai (EFE).- PayPal e eBay denunciaram dois ex-diretores, que na atualmente trabalham para a Google, por utilizar a informação sobre seus projetos de pagamento com o celular no desenvolvimento de uma plataforma do Google Wallet, segundo o texto da denúncia ao qual nesta sexta-feira à Agência Efe teve acesso.

Google, com sede em Mountain View (Califórnia), anunciou na véspera que no verão começará a funcionar um serviço de carteira pessoal no celular, baseado na tecnologia de comunicação sem fio NFC, entre os telefones com seu sistema operacional Android e terminais de pagamento instalados em lojas.

No texto da denúncia, as duas companhias acusam a Google e Osama Bedier, - que na atualidade está à frente do desenvolvimento da plataforma de pagamento por meio de celular na companhia -, de "apropriar-se" de maneira inadequada de seus segredos e adaptá-los para o Google Wallet.

A outra denunciada é Stéphanie Tilenius, ex-executiva da eBay que trabalhava na divisão de comércio eletrônico.

No blog da PayPal, a diretora de comunicação mundial da companhia, Amanda Pires, assinala que não costumam "perder tempo" nos tribunais, mas que algumas atuações da concorrência fazem com que as ações legais sejam as únicas medidas para proteger seus segredos.

Na denúncia consta que Bedier era o encarregado das negociações da PayPal com a Google para o desenvolvimento de um serviço de pagamento por aplicativos para o sistema operacional Android e que, enquanto isso e sem informar ao seus então superiores, reunia-se com o multinacional de Mountain View para obter um trabalho.

Segundo PayPal, Bedier teria transferido a um computador pessoal versões atualizadas de documentos com detalhes do serviço de pagamento por celular em desenvolvimento pela companhia "apenas alguns dias antes" de deixar a empresa para ser contratado pela Google em janeiro deste ano.

Bedier, como vice-presidente e responsável da divisão de celulares da PayPal, tinha "conhecimento detalhado" dos projetos de ponto de venda e de pagamento por celular, assim como das estratégias do negócio, conceitos e procedimentos relacionados ao serviço de carteira digital da companhia, afirmou a litigante.

No momento em que copiou os documentos, afirma a PayPal -, Bedier já tinha intenção de transferir-se para a Google, por isso que não tinha uma "razão legítima" para obter informação atualizada das estratégias da companhia que estava a ponto de deixar.

A denúncia também dá detalhes sobre a contratação do diretor durante o processo de negociação entre PayPal e a Google sobre o pagamento pela compra de aplicativos em celulares com sistema operacional Android.

Quando as empresas materializaram o acordo de 26 de outubro do ano passado, o diretor teria realizado uma série de reuniões com executivos que teriam culminado com um encontro em 21 de outubro com o presidente da Google, Larry Page, e com o vice-presidente, Jonathan Rosenberg.

Após a sua incorporação a multinacional de Mountain View, Bedier teria contratando outros "funcionários-chave" da PayPal com conhecimentos dos segredos da empresa, afirma a PayPal.

Na denúncia estão incluídas mensagens de Facebook nos quais Tilenius, que chegou a Google no final de 2009, teria mantido contato com Bedier para convencê-lo para que entrasse na companhia.

O texto contempla nove acusações contra Bedier, Tilenius e a Google, a maioria por violação de obrigações contratuais e por utilização inadequada de informações secretas.

A denúncia pede compensações econômicas pelo dano causado e também de propriedade intelectual.