Topo

Kate Winslet entrega prêmio ao fotógrafo Mario Testino em Nova York

27/05/2011 01h10

Nova York, 26 mai (EFE).- A atriz Kate Winslet entregou nesta quinta-feira ao fotógrafo peruano Mario Testino o prêmio concedido pelo Museo del Barrio de Nova York em reconhecimento a seus 30 anos de trajetória profissional e artística.

"Seja editor, estilista, ator ou atriz, todos temos algo em comum: sabemos que estamos nas melhores mãos, e algo mais, sabemos que irá nos convencer a fazer qualquer coisa, porque podemos confiar nele", disse a atriz ao agraciado.

Testino lembrou que "há um ditado que reza que ninguém é profeta em sua própria terra". "É muito especial que o Museo del Barrio me dê um prêmio, porque quer dizer que sou profeta em minha própria terra, no sentido que minha própria comunidade me reconhece", acrescentou.

Participaram da gala famosos do mundo da moda como os estilistas Ángel Sánchez, Carlos Campos e Agatha Ruíz de La Prada, a editora da Vogue americana, Anna Wintour, e a modelo Liya Kebede, entre outros artistas e personalidades da sociedade nova-iorquina.

Em entrevista à Agência Efe nesta quinta-feira, Testino ressaltou o caráter latino de sua obra "pelo uso da cor e do movimento". "O latino é muito consciente da cor e muito movediço", ao tempo que explicou que em suas composições usa "muito o movimento, o caos, algo que não agrada a todos".

Testino é o autor de várias fotos célebres da falecida princesa Diana (1961-1997).

Desde que começou sua carreira no mundo da fotografia, na década de 1970, em Londres, o peruano retratou a família real britânica em algumas ocasiões, sendo o escolhido para fazer este ano as fotografias do noivado do príncipe William com sua agora esposa, Kate Middleton.

"Foi incrível trabalhar com eles", disse Testino, antes de se declarar "admirador" da família real britânica.

Com este reconhecimento, a instituição nova-iorquina, que procura apresentar e preservar a arte e a cultura de Porto Rico e da América Latina nos Estados Unidos, celebrou também sua gala de arrecadação de fundos, na qual obtêm 20% de seu orçamento anual, assinalou o presidente do museu, Tony Bechara.