Topo

Galeria Tate de Liverpool dedica exposição ao surrealista René Magritte

27/05/2011 14h27

Londres, 27 mai (EFE).- A galeria Tate Liverpool dedicará sua exposição de verão ao mais importante dos pintores surrealistas belgas sob o título de "René Magritte: The Pleasure Principle" ("O Princípio do Prazer, em tradução literal).

Aberta ao público de 24 de junho a 16 de outubro, a mostra reunirá mais de 100 pinturas e incluirá uma seleção de fotografias, filmes caseiros e também trabalhos comerciais.

A exposição analisará o artista (1898-1967) a partir de uma perspectiva temática e exibirá obras de diferentes períodos da sua carreira em diferentes meios.

Magritte empregava técnicas como o velado e a revelação, utilizando cortinas e decorações cênicas, realidades paradoxais como a coincidência do dia e da noite em uma só imagem, e a transformação metafórica de objetos - por meio de modificações de escala - para criar um mundo enigmático e fascinante.

Além de pinturas icônicas como "O Assassino Ameaçado", "A Condição Humana" e "Golconda", a exposição incluirá também algumas pinturas de seu período Vache - obras caricaturais executadas com traços grosseiros.

A mostra, que foca sua relação com sua esposa e musa, Georgette, e suas colaborações com o grupo surrealista belga, foi organizada pela galeria de Liverpool em parceira com a Galeria Albertina, de Viena, onde poderá ser visitada do dia 9 de novembro a 26 de fevereiro de 2012.