Topo

Londres sediará 1º grande festival de cultura árabe em julho

26/05/2011 09h56

Londres, 26 mai (EFE) - Londres organizará em julho o primeiro grande festival de cultura contemporânea árabe, com participação de músicos, cineastas, escritores, artistas, coreógrafos e arquitetos de mais de 10 países.

Sob o tema "Skubbak: Uma janela à cultura contemporânea árabe", o festival programará mais de 70 eventos distribuídos em 30 pontos da capital britânica, com o objetivo de mostrar a influência do mundo árabe na cultura da cidade.

No "Skubbak", palavra que em árabe que significa "janela", figuram obras de teatro, de dança, fóruns literários, de arquitetura, arte, exibição de filmes, além de debates, que serão organizados pelas principais instituições culturais de Londres, como o Centro Britânico Árabe, Museu Britânico, Centro Barbican, Museu de Londres, teatro Sadler's Wells, Tate Modern e museu Victoria & Albert, entre outros.

O calendário do evento, marcado entre os dias 4 e 24 de julho, foi anunciado nesta quinta-feira pela Prefeitura de Londres, responsável pela organização que destacou sua importância em "momentos de desafio" para o mundo árabe.

O prefeito da capital britânica, o conservador Boris Johnson, assinalou que Londres é "uma cidade global", onde a cultura árabe teve "uma influência significativa" ao longo dos séculos.

"Em momentos de notáveis mudanças políticas e sociais, 'Shubbak' significa um momento emocionante entre os artistas da capital e do mundo árabe. Não tenho dúvidas que isto estimulará, deleitará e surpreenderá o público", ressaltou o prefeito.

Entre os países convidados estão Argélia, Bahrein, Egito, Kuwait, Líbano, Líbia, Omã, Qater, Arábia Saudita, Sudão, Tunísia, Turquia e os Emirados Árabes Unidos.