Topo

Editora britânica publicará versões digitais de títulos esgotados

26/05/2011 11h31

Londres, 26 mai (EFE).- A editora britânica Bloomsbury se uniu à agência literária Rights House para publicar conjuntamente versões digitais de títulos esgotados e autores falecidos.

A partir de setembro, cerca de 500 títulos de autores como VS Pritchett, Monica Dickens e a poetisa Edith Sitwell estarão acessíveis globalmente em um serviço batizado como "Bloomsbury Reader".

Os interessados poderão descarregar esses títulos em forma de livros eletrônicos no Kindle, da Amazon, ou também encarregar um exemplar impresso da obra, que será enviada por correio.

A diretora de meios digitais da Bloomsbury, Stéphanie Duncan, e os diretores executivos da agência Rights House, Michael Foster e Caroline Michel, querem abrir o serviço online a outras agências literárias.

Eles acreditam que poderia ser uma ferramenta útil para outras companhias que queiram lucrar explorando títulos que desapareceram do mercado.

"Estamos descobrindo com os meios digitais que as pessoas querem redescobrir autores cuja obra já não está disponível no mercado. Ou que quando leem um livro determinado, querem ler tudo o que esse autor escreveu", afirmou Duncan, citado nesta quinta-feira pelo jornal "The Guardian".

A crescente popularidade de livros digitais de autores como Stephen Fry fez com que as vendas de produtos desse tipo no Reino Unido crescessem em 20% no ano passado, para 180 milhões de libras (US$ 290 milhões), segundo dados da Associação de Editores.

A editora Penguin, que publicou títulos dfamoso chef Jamie Oliver, da cantora Barbra Streisand e do escritor Tom Clancy, informou sobre um aumento de 182% das vendas de livros eletrônicos, que representam 6% do faturamento total.