Topo

Balé Nacional de Cuba fará apresentações nos EUA na próxima semana

Dançarinos do Balé Nacional de Cuba durante apresentação em Havana (28/10/2002) - Cristobal Herrera / AP
Dançarinos do Balé Nacional de Cuba durante apresentação em Havana (28/10/2002) Imagem: Cristobal Herrera / AP

25/05/2011 22h56

Havana, 25 mai (EFE) - O Balé Nacional de Cuba (BNC), liderado por sua diretora-geral Alicia Alonso, vai para os Estados Unidos no próximo domingo, onde terá exibições nos palcos de Washington, Nova York e Los Angeles, informou nesta quarta-feira em Havana a assessoria de imprensa da companhia.

O BNC não se apresenta nos EUA desde 2003, embora a bailarina e coreógrafa Alicia Alonso tenha comparecido às homenagens concedidas a ela pelo American Ballet Theatre por ocasião de seu 90º aniversário, em Nova York, no ano passado.

A primeira atuação da companhia está programada para a próxima terça-feira no Kennedy Center de Washington com o espetáculo "A Magia da Dança", uma antologia coreográfica que reúne clássicos como "Giselle", "A Bela Adormecida", "O Quebra-Nozes", "Coppélia", "Don Quixote", "O Lago dos Cisnes", além de "Sinfonia de Gottschalk".

A companhia também apresentará sua turnê entre os dias 8 e 11 de junho no Brooklyn Academy Music de Nova York. Depois o grupo seguirá à cidade Costa Mesa para atuar no Orange County Perfomance Art Center, com o mesmo espetáculo, entre os dias 16 e 19 de junho.

A programação encerrará no famoso Music Center de Los Angeles com "Don Quixote", do dia 23 ao 26. O elenco do BNC conta com a participação de Bárbara García, Anette Delgado, Viengsay Valdés, Sadaise Arencibia, Yanela Piñera, Alejandro Virelles, Dani Hernández e Ernesto Álvarez.

Diretora do BNC há 60 anos, Alicia Alonso atuou com o American Ballet Theatre de Nova York entre 1941 e 1948, no início de sua carreira, e com essa companhia estreou em "Giselle", considerada a melhor de suas interpretações.

A visita do time de dança cubano aos EUA acontece dentro de um tímido espaço de intercâmbio cultural aberto em 2010 entre os dois países, que não têm relações diplomáticas e mantêm tensões há mais de 50 anos.

Durante o mandato do presidente Barack Obama, músicos, coros, grupos de dança e teatro universitários e alguns artistas plásticos americanos visitaram a ilha. Outros renomados artistas cubanos já atuaram nos EUA, como a cantora Omara Portuondo, os cantores Silvio Rodríguez e Carlos Varela, e as orquestras "Los Van Van" e "Charanga Habanera".

Em janeiro, Obama aprovou uma nova flexibilização das normas sobre as viagens a Cuba para alguns grupos de cidadãos da ilha, como estudantes, acadêmicos, jornalistas e membros de organizações religiosas, a fim de ampliar a relação entre os dois países.